Android M: agora você pode dividir o teclado para digitar em telas grandes

1 min de leitura
Imagem de: Android M: agora você pode dividir o teclado para digitar em telas grandes
Imagem: TecMundo

Um dos vários novos recursos presentes na versão prévia do Android M que não foram apresentados oficialmente pela Google durante o Google I/O 2015 foi recentemente descoberto por alguns fãs. Trata-se da opção de teclado virtual dividido, uma função que separa as teclas em duas metades.

Ela facilita a digitação para quem tem um dispositivo com tela muito grande, como um tablet, um phablet ou só um smartphone exagerado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A opção está presente nativamente no Nexus 9 com Android M e pode funcionar em outros aparelhos (Nexus 6 e Nexus 5 já têm o Android M Preview disponível, por exemplo).

Como habilitar

Para ligar o teclado dividido, vá em Configurar > Idioma e entrada > Teclado do Google > Aparência e layouts. Lá, basta marcar a caixa "Ativar teclado dividido". Trata-se do mesmo teclado-padrão do sistema operacional. A opção fica habilitada tanto para a tela em modo Retrato (na vertical) quanto em Paisagem (horizontal).

Multitelas vem aí?

O recurso de teclado dividido foi descoberto junto com outro experimento da Google: a possibilidade de abrir, dois, três ou até quatro apps em um mesmo display no Android.

O vídeo acima mostra como esse recurso funciona — atualmente, somente no Nexus 9 e em caráter experimental. Usando a tela de apps recentemente abertos, você pode criar o layout que desejar, abrindo um ambiente multitelas bastante funcional.

O tutorial feito por um usuário do Reddit está em inglês e exige conhecimentos mais avançados no Android e na aplicação de códigos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.