No início deste mês, a Google havia anunciado que estava trabalhando em uma nova versão para o Play Services. A nova edição 7.0, que foi liberada hoje para desenvolvedores, permite que os criadores de apps incorporem vários recursos nos seus jogos e aplicativos que devem aprimorar ainda mais a experiência dos usuários.

Uma das novidades mais interessantes que foi adicionada à biblioteca é que, agora, aplicativos de terceiros têm acesso direto ao banco de dados do Google Maps e à localização. Isso permitirá que apps diversos mostrem promoções de lojas próximas a você e tirem mais proveito dos dados de geolocalização.

Essa mudança ainda possibilita que as permissões de localização sejam definidas individualmente em cada app, e não mais de forma global. Por exemplo, se você não quer que um app em especial acesse sua posição, você não precisa mais desativar o recurso no aparelho todo, mas apenas no programa em questão.

Outra novidade deve beneficiar os fãs de games, já que a nova API fará com que televisores que rodem Android TV detectem rapidamente smartphones e os transformem em gamepads para jogos compatíveis. Assim, até quatro pessoas poderão jogar, em tela compartilhada, a um mesmo jogo em um televisor.

Cupons de desconto TecMundo: