Google Play é infestada por app falsos ligados à Copa do Mundo

2 min de leitura
Imagem de: Google Play é infestada por app falsos ligados à Copa do Mundo
Imagem: Zona Wired Magazine

Há pouco mais de uma semana para o início da Copa do Mundo aqui no Brasil, usuários de Android precisam ficar bastante atentos ao instalarem algum aplicativo aparentemente ligado ao maior evento esportivo mundo. Isso porque muito malandros se aproveitam da popularidade do torneio para lançar na rede aplicativos falsos que servem para vender publicidade ou, o pior de tudo, para roubar dados do seu dispositivo.

Quem traz a informação à tona é o blog do Avast!, desenvolvedora de um dos mais conhecidos programas antivírus de toda a web. A equipe de mobile da empresa tem baixado e testado uma série de aplicativos que aparecem de alguma forma ligados à Copa do Mundo e apresentou alguns resultados na última semana.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um exemplo citado pelo blog do Avast! é o game Corner Kick World Cup 2014, um app com 1 MB de tamanho e que não exibiu nada além de uma tela em branco na qual pulavam uma série de janelas pop-up — ou seja, tentativa de vender publicidade sem oferecer qualquer tipo de serviço associado.

Verificando outros aplicativos da mesma desenvolvedora, a VinoSports, os pesquisadores encontraram a mesma coisa: jogos de 1 MB sem qualquer conteúdo, apenas publicidade.

Perigo de gol contra

Outro aplicativo citado na postagem é o FIFA 2014 Free – World Cup, criado pela desenvolvedora Top Game Kingdom LLC. Como há vários aplicativos dessa mesma companhia, isso acaba passando um ar de segurança ao usuário, que pode ser induzido ao erro e acabar instalando malwares.

Aplicativo se apresenta como jogo, mas pode roubar informações do seu smartphone.

Algo semelhante ocorre com o Football World Cup 14, um app que instala um pacote com nome totalmente diferente do próprio jogo. Depois de instalado, ele solicita informações que também não condizem com este tipo de aplicativo, como localização, registro de chamados e acesso a outras contas no seu telefone.

Dicas de segurança

A postagem trata ainda de outros aplicativos, mas também traz algumas dicas importantes para você não ser enganado ao baixar um aplicativo. Apesar da Google Play ser uma loja oficial e fazer uma varredura de segurança dos apps ali cadastrados, ficar atento nunca é demais para se livrar de problemas mais graves.

Então, tenha certeza de que você faz download de apps oficiais, de lojas reconhecidas pela Google e também de desenvolvedoras também reconhecidamente seguras. Além disso, fique atento às solicitações feitas pelo aplicativo antes de confirmar a sua instalação, pois um pouco de bom senso aqui é capaz de identificar que um jogo pede acesso a muito mais coisas do que deveria.

Por fim, dar uma boa lida nos comentários de um aplicativo também ajuda a dar uma ideia de como ele é, se funciona corretamente e se entrega o produto que divulga nas imagens e na descrição.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.