Android: 5 dicas para você dominar o sistema operacional Google

2 min de leitura
Imagem de: Android: 5 dicas para você dominar o sistema operacional Google

(Fonte da imagem: Reprodução/Ecopag)

Assim como praticamente todo o mundo já sabe, os sistemas operacionais dos smartphones contam com uma grande quantidade de recursos. O caso do Android não é diferente, mas o problema é que diversas ferramentas acabam esquecidas ou escondidas no meio de aplicativos, alternativas de personalização e coisas deste gênero.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Acontece que muitas dessas opções de utilização podem ser realmente úteis para você, facilitando diversas tarefas que são desempenhadas no seu dia a dia. Há opções simples de ligações rápidas, salvamento de mapas para visualização off-line e de personalização que não envolvem imagens ou papéis de parede, por exemplo.

Pensando nisso, o pessoal do Phone Arena montou uma lista com alguns dos recursos mencionados acima. Nós, do Tecmundo, selecionados as 5 ferramentas com a maior chance de ajudar você a “dominar” o Android. Ficou curioso? Então, continue lendo o nosso artigo, pois é bem provável que alguma das dicas abaixo seja útil para você.

1. Ligando com apenas dois toques

(Fonte da imagem: Reprodução/PhoneArena)

Este recurso não é exclusivo do Android, no entanto ele é realmente prático. Ao abrir o aplicativo para realizar ligações, você pode ligar para o último número discado apenas pressionando o botão representado por um pequeno telefone, mas sem digitar nenhum número. Com isso, você consegue falar com seus amigos ou parentes utilizando apenas dois toques na tela do seu smartphone.

2. Sem depender de internet

(Fonte da imagem: Reprodução/PhoneArena)

Utilizar o Google Maps para se orientar através do celular é algo realmente útil, já que o aparelho é fácil de ser carregado por aí. O problema é que este aplicativo depende da internet para funcionar, não é mesmo? Para resolver esse problema, a Google permite que você salve certos lugares (nem todos estão habilitados) para o trajeto ser utilizado de forma off-line. Tudo o que você precisa fazer é digitar “Ok Maps” na área de pesquisa quando encontrar o endereço correto.

3. Um jeitinho diferente...

(Fonte da imagem: Reprodução/PhoneArena)

Em alguns aparelhos, a central de notificações do Android apresenta um atalho para o acesso a botões de ativação da Wi-Fi, lanterna e outras opções. Mas é possível ter acesso a tudo isso sem abrir as notificações primeiro. Para isso, apenas role a central de notificações para baixo usando dois dedos juntos no lugar de um só.

4. Adaptando o seu teclado

(Fonte da imagem: Reprodução/PhoneArena)

Ao acessar as configurações do teclado do Android, há diversas alternativas de personalização que podem se encaixar melhor ao estilo de escrita — uma delas é desbloqueio de palavrões, por exemplo. Além disso, você também pode diminuir o tempo de pressão para a escrita de números ao fazer isso pressionando letras (ou seja, sem acessar o teclado secundário).

5. Uma opção especial para games!

(Fonte da imagem: Reprodução/PhoneArena)

Dentro das configurações do seu sistema operacional, é possível acessar uma área voltada para desenvolvedores, que conta com várias opções mais avançadas. Nela, há uma alternativa para você aumentar em quatro vezes a ação do MSAA (Multisample Anti-Aliasing) em jogos que usam o OpenGL ES 2.0. Esse recurso tem o objetivo de melhorar a qualidade dos gráficos do título, em um processo de suavização dos serrilhamentos.

....

A única ressalva que precisamos fazer é a de que a disponibilidade dos recursos listados acima vai depender do hardware do seu aparelho e também da versão do seu sistema operacional. Depois de ler tudo isso, não se esqueça de deixar um comentário explicando qual dessas dicas você achou mais útil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.