Android Tunado: Praia [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Android Tunado: Praia [vídeo]

Verão sem praia não é verão e, nos primeiros meses do ano, não tem programa melhor do que ir ao litoral e curtir alguns dias de sol, areia e mar. Se você é fã desse clima convidativo e de pegar um bronzeado, mesmo que não tenha saído de casa ou do trabalho nesses dias de calor, então o Android Tunado desta semana é perfeito para você.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso porque o passo a passo da vez tem a praia como tema. Para transportar esse clima da melhor maneira possível, além dos tradicionais aplicativos que modificam a interface do seu gadget, você terá também ícones personalizados e um papel de parede que combina com o clima. Pegue a prancha de surfe, a roupa de banho e prepare-se para o passo a passo da semana!

Passo 1: downloads necessários

Antes de começar a personalização, você precisa baixar alguns aplicativos e pacotes para fazer a mudança de visual. Clique nos links para download ou acesse-os direto da Google Play no seu gadget.

Passo 2: usando o Nova Launcher

Toque no botão “Home” do seu aparelho e selecione o Nova Launcher. Marque a opção “Sempre” para que ele seja a interface-padrão a partir desse momento.

Em “Configurações do Launcher”, acesse a aba “Área do Trabalho”. Em “Grade da Área de Trabalho”, mude os valores para 8x6. Esse não é um número definitivo e depende do tamanho da tela do seu aparelho. Caso ache necessário, faça alterações na opção, mas sempre seguindo a proporção das unidades.

Em "Homescreens", arraste as telas para o ícone em forma de "X" até sobrar apenas uma. Essa é uma opção opcional para deixar o tema mais estiloso, mas há quem prefira mais espaço para apps e widgets.

Por fim, vá em “Rótulo dos ícones” e desmarque a caixa. Essa opção retira o nome dos aplicativos debaixo dos ícones, deixando o tema mais limpo e bonito.

Passo 3: criando e configurando o relógio

Aqui, você vai mexer com um aplicativo e um tema ao mesmo tempo – lembrando que o serviço de criação de widgets deve ser baixado antes do download da skin personalizada.

Para isso, dentro do Nova Launcher, toque na tela inicial por alguns segundos e escolha a opção “Widgets”. Procure pela tela até achar o Uccw na lista – mais especificamente, a opção de tamanho 2x2.

Ao selecioná-lo, surge uma nova tela com a opção do Smart Uccw Skin. É só selecionar o ícone e redimensionar o novo relógio na tela.

Passo 4: adicionando a previsão do tempo

O início é igual ao do passo anterior: toque na tela e selecione “Widgets”. Desta vez, você vai procurar a opção “Eye in Sky Forecast (4x1)”.

Já nas configurações, troque “Climacons Dark” para “Climacons Light”. Deixe a opção “Text Color” na cor branca (para confirmar a mudança, é só tocar no retângulo com o novo tom) e “Backgound color” como transparente. Para terminar, vá em “Ok” para poder posicionar e redimensionar o widget logo abaixo do relógio, no tamanho que ficar mais adequado para a sua tela.

Passo 5: instalando os ícones personalizados

Você pode adicionar os ícones personalizados do Baixaki no seu tablet ou smartphone por dois métodos. O primeiro é pelo computador: basta baixar a pasta, descompactá-la e passá-la para o gadget usando um cabo USB. Se você fez o download pelo QR Code, use algum aplicativo do Android para descompactar a pasta, como o Unzip.

Passo 6: adicionando os ícones na tela inicial

Ao todo, você vai adicionar seis novos ícones na homescreen. Por isso, seja econômico e escolha apenas os seus aplicativos favoritos para integrar a tela.

Para modificar a imagem de um aplicativo, você deve pressionar o ícone a ser alterado por dois segundos, clicar em “Editar” na janela de opções que surge e, em seguida, tocar na imagem do arquivo correspondente.

Uma nova janela surge com as pastas sugeridas para que você procure os ícones. Escolha o ES File Manager, localize a pasta dos ícones e escolha a imagem que mais combina com o aplicativo em questão. Não é necessário redimensioná-la: clique em “Ok” e no símbolo de confirmação para voltar à tela inicial. Para finalizar, é só repetir o mesmo passo nos demais itens.

Passo 7: colocando o papel de parede

Junto com os ícones personalizados, há um papel de parede para completar a personalização e oficializar o clima de praia do tema. Colocá-lo é fácil: toque na tela por alguns segundos e selecione a opção “Papel de parede”. Localize a imagem, clique no ícone de redimensionamento e escolha a função “Retrato”. Então, é só posicionar a área de recorte na região que você achar mais bonita e confirmar a modificação.

Pronto: a partir de agora, seu tablet ou smartphone Android está em clima de praia com ícones, papel de parede e widgets especiais para que você curta o verão. Fique de olho nas próximas personalizações do Android Tunado e até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.