Como utilizar o Nova Launcher para Android?

9 min de leitura
Imagem de: Como utilizar o Nova Launcher para Android?

Se você é fã de personalizações no Android, certamente já conhece o Nova Launcher, uma das interfaces mais completas da Google Play, disponível em modo gratuito e pago. Aqui no Baixaki, já utilizamos este launcher algumas vezes no quadro Android Tunado, um tutorial completo de como alterar totalmente o visual do sistema operacional.

Agora, vamos um pouco além das personalizações temáticas, mostrando todas as possibilidades que este aplicativo pode trazer para seu aparelho, permitindo que você altere configurações para deixar a interface do jeito que você precisa.

Instalando uma interface

Esta opção é básica para todas as interfaces disponíveis na Google Play. Após o download, você deve pressionar o botão Home e selecionar o launcher recém-instalado, seguido da opção “Sempre”. Agora, o novo launcher se tornou o visual-padrão de seu Android.

 

Estilo-padrão

O Nova Launcher está sempre se atualizando e se adaptando às novidades do Android (como o novo sistema de pastas na homescreen que acabou de ser adicionado à interface), mas ele tem um visual-padrão sem muita interferência no conteúdo final.

Mesmo no modo gratuito, você pode realizar diversas interferências. Não temos, por exemplo, um pacote de ícones e papéis de parede. Mas você vai encontrar uma série de funcionalidades legais para trabalhar.

 

O visual-base traz um novo dock, elegante e funcional. Você ainda pode importar configurações da outra interface do aparelho ou criar um backup do que você acabou de montar, com os dois widgets que aparecem na tela principal.

A barra de pesquisas do Google aparece de forma persistente, em um widget discreto e elegante. E você pode acessar as configurações exclusivas do Nova através do botão de menu do aparelho.

Configurações completas

As configurações do Nova Launcher são muito completas, divididas em nove opções. A primeira delas é a Área de Trabalho. Esta opção é capaz de alterar configurações da homescreen e do papel de parede.

1.       Área de trabalho

Ao selecioná-la, você pode alterar, por exemplo, a grade de exibição das telas da Home, o que permite mudar o número de ícones e widgets que você insere em cada uma delas. Quanto maior a grade, mais espaços para utilizar. O padrão é 5x4, mas, em nossas personalizações para o Android Tunado, acabamos aumentando esta opção para adicionar diversos ícones personalizados, por exemplo.

 

A largura e altura da margem são aspectos que podem passar desapercebidos, mas que na verdade são interessantes para compor o visual da interface, delimitando o espaço para inserir itens na tela. Você pode removê-las por completo ou optar por uma entre três tamanhos diferentes. Adicionar um espaço de margem evita que o ícone ou o widget “encoste” no final de cada homescreen.

 

A barra de pesquisas do Google, como já dissemos, é uma configuração-padrão do Nova, que pode ser desativada ou ser exibida apenas no modo paisagem. Já a opção de exibição de sombra é sutil, com melhor visualização em papéis de parede claros, mas que pode dar um toque a mais ao visual da Área de Trabalho, deixando as partes superior e inferior da tela mais escuras.

Ainda nesta aba de configuração, você pode adicionar ou remover homescreens e alterar o efeito de rolagem entre cada uma delas, removendo a animação ou escolhendo entre duas opções disponíveis — ambas com muita qualidade.

 

Para quem é ligado no plano de fundo da tela, o Nova Launcher traz três opções de rolagem diferenciadas, para escolher aquela que se adapta melhor à imagem que você escolheu — com o modo invertido, por exemplo, em que o papel desliza para o lado inverso de seu movimento. A rolagem infinita também é uma opção que pode cair bem para determinados papéis de parede.

Para finalizar esta sessão, o Nova Launcher traz a opção de remover o rótulo dos ícones, ou seja, não exibir o nome dos aplicativos em seus atalhos, apenas a imagem correspondente a eles. Isso pode deixar o visual muito mais limpo (um recurso que também utilizamos amplamente no Android Tunado).

 

Também é possível redimensionar o tamanho dos ícones e ativar a sobreposição de elementos na tela, no modo avançado do launcher. Para impedir que mudanças sejam realizadas acidentalmente, você também pode bloquear a área de trabalho ao finalizar sua personalização, com o último botão desta tela.

2.       Drawer

O App Drawer nada mais é do que o menu de aplicativos do Android, que você também pode controlar através do Nova Launcher. Nesta opção, é possível alterar o visual, a organização e diversos efeitos, configurando a melhor exibição para localizar seus aplicativos favoritos com facilidade.

Assim como na Área de trabalho, também é possível modificar a grade de aplicativos, alterando linhas e colunas para que mais ícones sejam exibidos na mesma página. Esta opção é dividida em modo “Paisagem” e “Retrato”, para que você selecione com precisão o número de cada orientação da tela.

 

Os efeitos de rolagem são os mesmos disponíveis para a homescreen, para você optar entre “Cubo” e “Pilha de cartas”. Outra configuração legal é a possibilidade de alterar a transparência do plano de fundo da App Drawer, o que pode deixar o visual muito elegante. O menu ainda pode ser navegado na horizontal ou vertical, além de ser exibido em uma lista.

 

Na opção paga do aplicativo, o Nova Launcher Prime, você ainda pode criar grupos de organização, com abas diferenciadas para cada estilo de app. A função Prime ainda pode ocultar determinados aplicativos — algo ideal para esconder de vista os diversos programas e jogos que os fabricantes nos obrigam a manter no aparelho.

3.       Dock

A dock é uma das principais partes da homescreen do Android, com a barra fixa na arte inferior da tela que traz os principais aplicativos e o acesso ao App Drawer, não importando em qual tela você está.

Nas configurações desta aba, você pode optar por desabilitar esta exibição, algo que também já fizemos no Android Tunado. Além disso, é possível modificar o estilo da dock, alterando seu formato, cor e plano de fundo.

 

Em “Estilo da dock”, temos seis opções de textura para o plano de fundo, além da possibilidade de inserir imagens da galeria de mídia do Android. Você também pode alterar a transparência, a cor de fundo e optar por um entre quatro formatos diferentes para a exibição da imagem que aparece por trás dos ícones.

Assim como as páginas da Home, a dock também pode ter páginas, deslizando o dedo para os lados e acessando mais atalhos, com até cinco opções. O número de ícones de cada página pode variar entre 1 e 7 e podemos alterar a margem dos lados da exibição.

 

A altura da dock pode ser média ou grande, se adaptando às suas necessidades de visualização da tela. Você ainda pode diminuir o tamanho dos ícones e suprimir ou exibir um indicador de rolagem e uma linha divisória, que separa a homescreen da dock.

4.       Pastas

O Nova Launcher traz uma opção exclusiva para as pastas que aparecem na interface do sistema operacional. Você pode escolher entre três estilos: Pilha (semelhante ao novo estilo do Android Kit Kat), Grade ou Ventilador.

 

O plano de fundo das pastas pode ter quatro opções de formato, bem como a inserção de uma imagem personalizada. A transparência de fundo também pode ser alterada, assim como a habilitação ou não dos rótulos dos ícones dentro das pastas. Todas estas alterações permitem que você chegue a um visual mais homogêneo e de acordo com o seu estilo.

5.       Aparência

Em Aparência, diversos elementos da homecsreen podem ser alterados, mais ligados ao visual do que à funcionalidade dos itens — como vimos na opção Área de trabalho. Aqui podemos alterar o esquema de cores da interface, que vai aparecer em detalhes como a transição de telas, barras de rolagem, entre outros.

O tema dos ícones também pode ser alterado. Nova Launcher tem seu estilo-padrão, mas você pode optar pela opção Jelly Bean — esperamos que em breve o padrão Kit Kat também esteja disponível. Na versão paga do aplicativo, o tamanho dos atalhos na tela também pode ser alterado.

 

Além disso, você pode baixar pacotes gratuitos na Google Play e instalar no Nova Launcher — existem dezenas disponíveis na loja de aplicativos. Depois e realizar o download, acesse a opção de tema dos ícones e selecione o novo pacote. Automaticamente, os atalhos para os principais aplicativos do Android vão ganhar um novo visual.

A orientação da Home pode ser automática, padrão (sempre em modo “retrato”) ou forçada para “paisagem” ou “retrato”. Nesta aba, também podemos alterar a velocidade de rolagem das telas, bem como a velocidade da animação. Isso pode deixar a interface mais elaborada ou mais direta, dependendo se eu gosto. Basta abrir as opções e escolher entre uma das cinco.

 

Por fim, o Nova Launcher permite que você esconda a barra de notificações do Android. Este é um recurso que sempre utilizamos no Android Tunado, pois deixa a Área de trabalho bem mais limpa — e a barra pode ser acionada facilmente, bastando deslizar o dedo para baixo na homescreen.

6.       Gestos e Botões

Esta aba tem suas funções quase que exclusivamente dedicadas à versão Prime do Nova Launcher, mas vale a pena dar uma olhada em suas possibilidades, pois elas podem convencer você a pagar pelo app.

Gratuitamente, você pode escolher a função do botão Home quando acionado por alguns segundos. Ele pode acionar o App Drawer, mostrar aplicativos em segundo plano, esconder a barra de notificações, entre outras opções de uso que podem ser realmente interessantes — abrindo até mesmo aplicativos e acessando diferentes atalhos.

 

Além disso, é possível reservar esta função apenas para quando a tela principal está sendo exibida. O Nova Launcher também pode dar uma função para um toque longo no botão de menu do Android, com as mesmas opções de uso do botão Home.

Já os gestos são todos da versão Prime, com opção de pinça para dentro e para fora, deslizar o dedo para cima ou para baixo, toque duplo na tela, ações com dois dedos, entre outros. Para cada um dos nove gestos, você pode delegar uma função.

7.       Contador de avisos

O contador de avisos é uma das funções mais recentes do Nova Launcher, disponível apenas na versão paga. Ele é capaz de exibir notificações sobre os ícones de aplicativos na dock e na tela principal, mostrando o número de itens não lidos para cada aplicativo, nos mesmos moldes do iOS, da Apple.

8.       Novos aplicativos

A opção Novos Aplicativos pode ser útil para quem instala muitos aplicativos no aparelho, adicionando e removendo itens com frequência. Na redação do Baixaki, por exemplo, os aparelhos têm sempre esta função ativada, para localizar com maior facilidade os itens recém-baixados.

Você pode marcar a primeira caixa de texto desta aba para que um novo atalho seja adicionado à homescreen automaticamente, sempre que um novo aplicativo é instalado no aparelho.

 

9.       Backup e Importar

Por fim, Nova Launcher nos presenteia com a opção de importar configurações e realizar backup de dados, para que um determinado layout não seja perdido e possa ser instalado novamente sempre que você desejar.

Além disso, o aplicativo traz a opção de restauro para o modo original da interface. Isso significa que você pode testar várias opções de configuração sem medo, podendo facilmente voltar ao estilo original sem perder características da interface.

...

Nova Launcher é, definitivamente, uma das opções mais completas para personalizar e criar você mesmo um tema original para seu Android. E agora você pode acessar este guia simplificado que indica cada uma de suas funções sempre que estiver em dúvida sobre as possibilidades que o app oferece.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.