Android Tunado: Estante de Apps [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Android Tunado: Estante de Apps [vídeo]

Não tem nada melhor do que encontrar a casa limpa e organizada, com tudo bem posicionado e de fácil acesso. Com os seus gadgets também pode ser assim: já pensou em ter os seus aplicativos ordenados em uma estante e, na hora de enviar mensagens ou jogar, mal precisar procurar o ícone desejado?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No primeiro Android Tunado de 2014, você aprende a colocar uma prateleira no seu tablet ou smartphone que conta até com ícones personalizados. Confira o passo a passo em vídeo e em texto e note como até a sua produtividade no gadget pode aumentar!

Passo 1: downloads necessários

Antes de começar a personalização, você precisa baixar alguns aplicativos e pacotes para fazer a mudança de visual. Clique nos links para download ou acesse direto da Google Play no seu gadget.

Passo 2: transferência de arquivos

Os arquivos que não fazem parte da Google Play (ícones e papel de parede do Baixaki) podem ser passados do computador para o gadget via cabo USB ou baixados diretamente pelo tablet ou smartphone.

Para organizar tudo isso e facilitar ainda mais a personalização, recomendamos o uso do gerenciador de arquivos ES File Manager. Tudo o que você precisa fazer é criar uma pasta específica para o Android Tunado e enviar ou mover as duas pastas de imagens para o novo domínio.

Passo 3: Configurando o Nova Launcher

Chegou a hora de modificar a nova interface para deixá-la com o visual e as funções que tanto queremos. Ao instalar o aplicativo no aparelho, pressione o botão “Home” e selecione o aplicativo. Em seguida, escolha a opção “Sempre”, para que a interface seja acessada sempre que você voltar para a tela inicial.

Acesse agora as Configurações do Launcher e vá para o item “Área de Trabalho” para realizar os seguintes ajustes:

  • Em “Grade da Área de trabalho”, mude a opção para 9x6. Caso a proporção não agrade donos de aparelhos com telas pequenas, é só ajustar a proporção para outros valores.
  • No item “Largura da margem”, marque a opção “Sem margem”.
  • Repita o procedimento acima, agora em “Altura da margem”.
  • Em “Home Screens”, sugerimos deixar apenas uma tela. Arraste as demais para cima para eliminá-las.
  • Desmarque a caixa “Rótulo dos ícones” para que os nomes dos aplicativos não apareçam abaixo dos ícones.

Por fim, saia da aba “Área de Trabalho” e vá para “Aparência”. Lá, desmarque a opção “Mostrar barra de notificação” para que ela deixe de aparecer na tela. Mas não se preocupe: você ainda recebe avisos de chamadas, mensagens e outras atividades e é só deslizar o dedo no local onde a barra originalmente estava para que ela apareça.

Passo 4: inserindo o papel de parede

O papel de parede de estante é um dos toques principais do tema. No Wizardrii, localize a imagem da estante vazia que está na pasta salva no Android e selecione "Aplicar".

Para melhorar a proporção da imagem e facilitar a aplicação da imagem, selecione ainda as opções "Rápido" e "Esticar em modo porta-retrato”.

Passo 5: colocando ícones com imagens alteradas

Com a estante devidamente construída, hora de preenchê-la com alguma coisa – no caso, os ícones dos aplicativos que você mais utiliza no Android. Caso você já não tenha todos os ícones desejados na tela, toque no display do Android por alguns segundos e escolha a opção “Aplicativos”. Por fim, selecione os ícones desejados e vá em “Add”.

Lembre-se de tocar o primeiro ícone da seleção por alguns segundos antes de continuar a escolha – dessa forma, você consegue colocar mais de um app por vez na tela inicial. Nas configurações selecionadas, o ideal é escolher 12 ícones (ou 18, com um pouco de espaço faltando nas bordas).

Agora, chegou a hora de alterar a imagem de cada um deles para os ícones que você preferir ou os da seleção gCons, criada por chrisbanks2. Você pode conferir um pouco mais do trabalho do autor, que inclui mais pacotes de ícones, na página do artista do Deviantart. Alguns serviços, como Câmera e Galeria, têm várias opções de imagens diferentes para ilustrar a tela. Estão lá também alternativas de visual para email, navegadores, áudio, mensagens, chamadas, redes sociais e muitos outros aplicativos.

Para mudar a aparência do ícone, vá para a tela inicial e toque por alguns segundos no aplicativo. Escolha a opção "Editar" e selecione a imagem antiga. Aí é só escolher a nova figura (que já está no tamanho correto, 256x256 pixels), selecionar “OK” e salvar a modificação.

Passo 6: relógio e previsão do tempo

Agora é hora de inserir o widget que traz dados como previsão do tempo, data e relógio. Ele ficará no topo da tela, ocupando o espaço deixado em branco pela estante. Para ativá-lo, toque na tela por alguns segundos, escolha a opção “Widgets” e localize as opções do EZ Weather.

Selecione a o widget Fully Transparent e clique em “Aplicar”. Você pode redimensionar a caixa com o tamanho que achar adequado na tela.

Passo 7: tela de bloqueio

Esse é o passo mais fácil: basta abrir o Super Tela de Bloqueio, selecionar a opção que mais combina com você e tocar em “Ativar”. Em caso de dúvidas, recomendamos os efeitos “Passagem”, “Ilha”, e “Minimalista”.

É só isso! A partir de agora, o seu Android tem uma estante de aplicativos extremamente organizada, com um papel de parede exclusivo e ícones personalizados. Está em busca de novos visuais? Confira as edições anteriores do Android Tunado e até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.