(Fonte da imagem: Reprodução/Symantec)

A Symantec, uma das mais conceituadas empresas de segurança digital da atualidade, divulgou na última terça-feira (23) que foi encontrado o primeiro malware infiltrado no Android por meio da chamada “Master Key”. A brecha foi identificada há algumas semanas pela Bluebox, outra empresa do ramo de segurança.

Ao todo, duas aplicações infectadas foram identificadas em lojas que vendem aplicativos para Android na China. Segundo o relato da Symantec, o hacker invadiu ambos os apps e adicionou a cada um deles códigos que permitiam acesso e controle remoto aos dispositivos nos quais fossem instalados.

Assim, dados privados como número de IMEI, números de telefone e até mesmo o envio de mensagens foi ativado. Além disso, caso o aparelho em questão estivesse rooteado, era possível até mesmo desativar algumas aplicações de segurança utilizadas no sistema de comunicação móvel da China.

Vale ressaltar que os aplicativos em questão não foram encontrados na Google Play. A Symantec alerta para que os usuários de Android baixem aplicativos apenas de lojas confiáveis justamente para não passar por este tipo de problema. Aproveite para verificar se você ainda corre risco em relação a este problema.

Cupons de desconto TecMundo: