Android: como fazer seu celular se tornar um video game

3 min de leitura
Imagem de: Android: como fazer seu celular se tornar um video game

Com configurações de hardware cada vez mais potentes, os smartphones e tablets mais atuais podem muito mais do que apenas fazer ligações, navegar pela internet, tirar e exibir fotos ou mostrar a hora e o clima da sua cidade.

Hoje em dia, eles podem ser usados para o seu entretenimento, permitindo que você carregue seus jogos preferidos para onde for e possa usufruí-los quando quiser.

O mais bacana é que esse potencial de processamento avançado dos gadgets mais recentes possibilita que eles rodem games que antigamente só podiam ser executados em computadores ou consoles. Neste artigo, nós vamos dar algumas dicas com as quais os seus aparelhos eletrônicos portáteis serão transformados em verdadeiros video games.

A maneira mais segura e legal

Como dono de um Android, você deve conhecer a Google Play: a loja de aplicativos e jogos da plataforma do robozinho verde. Nela, você encontra uma infinidade de títulos, tanto produções mais novas e requintadas como remakes muito bem feitos de alguns clássicos, incluindo Sonic The Hedgehog, Prince of Persia ou Final Fantasy.

O acervo dessa loja é extremamente vasto. Muitos dos jogos que possuem versões pagas, também oferecem edições de demonstração ou de experimentação (com algum tipo de restrição), permitindo que você os avalie e pense se o investimento é válido.

Além disso, há uma enorme lista de excelentes títulos gratuitos, a qual tem aumentado ultimamente devido à popularização do modelo de microtransações — quando você pode comprar itens para incrementar as habilidades ou o desempenho do seu personagem, time ou carro, por exemplo.

Essa é uma iniciativa que também evita a pirataria, uma prática um tanto quanto comum no Android por ele ser um software livre e ter algumas brechas que facilitam esse tipo de atividade. Contudo, você não deve cair nessa tentação, pois tal ação é considerada crime e você deixa de colaborar com a indústria dos games.

Quer ficar antenado nos melhores jogos que estão saindo para o sistema da Google e saber sobre os títulos em promoção? Então não deixe de instalar o app do Baixaki no seu smartphone ou tablet. Clique aqui para baixá-lo.

Tempos de outrora

Se você é daquele tipo de gamer nostálgico e que gosta de relembrar a infância jogando títulos consagrados nas décadas de 80 e 90, saiba que é possível jogar as versões originais deles no seu gadget, graças a emuladores.

Uma boa opção, e gratuita, desse tipo de software é o ScummVM, sendo focado em games do estilo apontar e clicar. No site oficial do app, é possível encontrar links para o download de algumas dezenas de títulos, incluindo alguns pelos quais você não precisa pagar nada — como os clássicos TeenAgent, Dragon History e Drascula: The Vampire Strikes Back.

Para quem quer maior liberdade na hora de escolher os títulos a serem jogados existe o DosBox Turbo — com a diferença que ele é pago e emula games originalmente criados para o DOS. Esse programa ainda conta com uma espécie de complemento, o DosBox Manager, para a criação de atalhos diretos para a inicialização dos jogos.

Aprimorando a jogabilidade

Um dos problemas em rodar esses games mais antigos em aparelhos portáteis é o fato de que eles não estão completamente preparados para serem jogados por meio de telas sensíveis ao toque, o que pode comprometer a jogabilidade que tínhamos nos consoles ou PCs.

Contudo, essa é uma falha contornável, já que existem softwares capazes de integrar controles dos video games ao Android. Exemplos disso são o Sixaxis Controller e o Wii Controller IME, permitindo que você use os joypads do PlayStation 3 e Nintendo Wii, respectivamente.

(Fonte da imagem: Divulgação/Power A)

Um fato a ser alertado é a necessidade de que o seu aparelho esteja rooteado, uma técnica que libera o acesso a permissões de uso mais amplas do sistema, mas que pode danificá-lo. Por isso, ela deve ser feita por sua conta e risco. Não faz ideia de como fazer isso? Clique aqui e confira um guia passo a passo de como proceder.

Caso você deseje um equipamento específico para a plataforma da Google e com características mais “profissionais”, é bom ficar de olho no controle Moga. Infelizmente, ainda não há previsão para que esse dispositivo chegue às prateleiras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.