Car Tech: os carros também entram na onda dos aplicativos

2 min de leitura
Imagem de: Car Tech: os carros também entram na onda dos aplicativos

Os carros atualmente já possuem computador de bordo, funções web e acesso remoto, o que falta para que se tornarem uma plataforma tão versátil quanto os smartphones? O download de aplicativos, é claro! Conheça AutoLinQ, uma solução baseada no sistema operacional Android que possibilita ao passageiro baixar e executar programas direto no computador do carro.

Baixe agora em seu carro!

Há pouco tempo a Ford anunciou o conceito de um carro integrado ao sistema operacional Android da Google. Controles da regulagem de bancos até controle do rádio e monitoramento da instrumentação fariam parte de um mesmo sistema. Uma conexão 4 G se encarregaria de prover ao veículo os recursos da web, porém mais informações de como as transferências ocorrerias em tal conceito não foram reveladas.Logo do projeto

Somente quando a apresentação da Continental foi aberta ao público na CES 2010 é que o processo ficou claro. Fruto da parceria com a T-Systems, o AutoLinQ  é uma plataforma móvel que permite a instalação de aplicativos ao computador de bordo. A exemplo da AppStore, o serviço conta com uma loja de programas e downloads.

Na CeBIT 2010 foi a vez da Continental ao exibir um carro equipado com tal sistema. Não se trata de uma tecnologia exclusiva da Ford, mas certamente diz respeito ao mesmo conceito. O modelo chamou a atenção e a fila para conhecer de perto o carro que baixa aplicativos ficou enorme.

Veículos integrados a tudo

A exemplo dos aplicativos para smartphones, as possibilidades são incontáveis. Imagine você dirigir enquanto um aplicativo se encarrega de ler seu email para você ou mesmo redirecionar seu trabalho por comandos de voz. Ou, dentro de uma cidade desconhecida, baixar em instantes um programa capaz de apontar os postos de combustível mais baratos da região.

Também será possível monitorar as revisões do veículo e de suas partes essenciais. No caso manutenção, um programa informaria ao técnico o histórico do defeito e condições de uso do carro. Câmeras de controle de tráfego podem se integrar ao sistema, criando assim soluções inteligentes para as rotas do GPS. Seu automóvel poderia ser localizado pelo dono em qualquer lugar, aumentando a segurança do condutor.

Como o sistema operacional do AutoLinQ é similar aos utilizados em smartphones, ele pode ser integrado a celulares. Dessa forma o motorista abre as portas do carro, fecha as janelas ou mesmo dá a partida do veículo através do celular. Da mesma forma você pode acessar eletrônicos da sua casa e comandar ações remotamente, tudo integrado em um único sistema.

Quando chega o carro com Android?

Nada foi oficialmente revelado quanto à chegada do AutoLinQ ao mercado e de como ele será integrado aos veículos. Apesar disso, a criação de uma loja própria de aplicativos ainda em 2010 está nos planos da Continental.

Seu carro integrado com tudo

Já o kit de desenvolvimento de software foi anunciado para a primeira metade do ano, ou seja, logo devem chegar os primeiros aplicativos. A empresa anunciou que o software da plataforma é bastante flexível, mesmo em diferentes tipos de hardware.

Download de mídias, softwares para piloto automático e mesmo games 3D, o AutoLinQ tem potencial para tudo isso e muito mais. Diante das possibilidades, o que você espera baixar para o seu carro no futuro?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.