No começo desta semana, foram reveladas algumas informações de que os dispositivos com iOS estariam sofrendo com uma brecha na segurança. Por causa disso, aplicativos de terceiros teriam acesso às imagens das galerias e conseguiriam realizar o envio delas para servidores remotos. Mas quem achava que o Android era melhor nesse ponto vai se decepcionar.

Uma matéria publicada pelo blog Bits do New York Times mostra que brechas no código-fonte e sistema de permissões do Android causam o mesmo problema do iOS. Sem uma proibição bem estruturada, os apps de terceiros conseguem obter acesso às imagens capturadas e, logo em seguida, enviá-las para servidores sem que os usuários saibam.

No início da “Era Android”, a grande maioria dos smartphones utilizavam cartões de memória para salvar as imagens, mas nos últimos tempos houve uma movimentação considerável para a utilização de memória fixa. Com isso, ficou mais fácil obter acesso às imagens, pois os caminhos de armazenamento tornaram-se muito mais parecidos.

É preciso dizer que não foram identificados aplicativos que tenham realizado as tarefas ilegais. A Google afirma que o Bouncer está sendo vital para evitar que desenvolvedores maliciosos encontrem formas de obter acesso irrestrito aos aparelhos. A empresa também já disse que vai adicionar permissões específicas para as fotografias nos aplicativos homologados.

Cupons de desconto TecMundo: