Você comprou ou ganhou um smartphone que roda Android. Teve o gostinho de abrir a caixa, retirar cuidadosamente todas as películas protetoras e ligar o aparelho pela primeira vez. Você já teve suas primeiras impressões, mas agora precisa de muitas dicas, além de rechear seu gadget com aplicativos úteis e indispensáveis, certo?

Para isso, preparamos uma lista com tudo o que você não pode deixar de lado para curtir o que o aparelho tem a oferecer, aproveitando ao máximo todas as funções de seu smartphone. Prepare seu gadget e vamos às dicas e downloads!

A primeira sugestão valiosa é o app oficial do Baixaki. Com ele você sempre fica ligado nos melhores aplicativos do Market e ainda pode conferir a opinião da equipe do Baixaki sobre cada app. Assim, você não vai mais perder tempo ou dinheiro: nós fazemos todo o trabalho pesado por você. Aplicativos que parecem bons e acabam decepcionando não vão entrar no seu Android!

Personalização completa

Com o Android você pode mudar absolutamente tudo no visual do gadget. Para começar, escolha um launcher legal. Ele vai mudar o estilo dos menus, ícones, transições e diversos outros detalhes. Você também pode mudar a maneira de digitar: caso seu aparelho não tenha teclado físico, coloque a versão do Ice Cream Sandwich ou o sistema Swype com o SlideIT.

     

Além disso, existem várias maneiras de configurar o Android para que ele funcione como você quiser. Você pode, por exemplo, pedir que o navegador sempre abra páginas no modo paisagem ou elimine as imagens para usar menos do seu pacote de dados. Para isso, acesse o menu de configurações por meio do próprio navegador.

Você também pode gerenciar o dicionário do gadget para que ele reconheça nomes ou palavras específicas. Em “Idioma”, no menu de configurações do aparelho, procure as configurações específicas do teclado e inclua palavras no dicionário pessoal.

Fale de graça!

Já gastou todas as suas economias na compra do gadget? Não esquente com isso. O WhatsApp Messenger pode fazer você deixar de lado as despesas com SMS. Ele funciona sempre que seu aparelho estiver conectado à rede, seja Wi-Fi ou 3G, mas você só vai poder falar com quem também tem o app instalado, não importa em que sistema operacional. Além de SMS, o sistema pode quebrar um galho no envio de fotos, vídeos, sons e posição de GPS.

Se quiser, você pode aproveitar o melhor do Skype também na versão móvel, fazendo chamadas de vídeo e áudio. Seus amigos conversam pelo chat do Facebook, têm MSN, Gtalk e até mesmo ICQ ou Yahoo! Messenger? Fale com todos eles de uma só vez com o Palringo Instant Messaging! Você pode criar grupos de amigos e, de quebra, ainda dispensa os apps individuais de cada serviço.

Use todo o potencial do GPS

Para não se perder mais, o Google Maps encontra você no globo e ajuda muito na hora de traçar qualquer rota e ainda direciona você até o local desejado, tudo isso sem cobrar nada. Tudo o que você precisa é ter o sistema de GPS do aparelho ativado. Para buscar estabelecimentos, você vai precisar também de conexão com a internet.

     

Se quiser investir em um aplicativo ainda mais completo, passe para o Sygic: GPS Navigation, que tem uma interface de navegação ainda mais bonita, com visualização em 3D e a possibilidade de armazenar mapas para acesso offline.

Fotos incríveis para compartilhar

Enquanto o Instagram para Android não aparece no Market, você pode curtir outros aplicativos que vão deixar suas fotos ainda melhores. O mytubo e o Picplz são as alternativas mais próximas ao famoso app, mas você também pode conferir mais oito opções selecionadas pela equipe do Tecmundo neste artigo.

Entediado? Pegue o celular e parta para a jogatina

Games casuais são a chave para o fim do tédio: com eles, não importa o lugar em que esteja, você pode fugir de tudo e todos para embarcar em uma jogatina bastante divertida. Mas não pense que a brincadeira se resume ao Angry Birds! Confira neste link a lista com os 20 games mais divertidos para você fazer as horas voarem.