Mas já? Malware para Android se espalha fingindo ser Pokémon Go

1 min de leitura
Imagem de: Mas já? Malware para Android se espalha fingindo ser Pokémon Go
Imagem: youtube

Pokémon GO foi lançado ontem pela Nintendo na Google Play e na App Store, mas somente jogadores da Austrália e da Nova Zelândia podem fazer o download por fontes legais até o momento. Isso fez com que o APK do game para Android fosse disseminado na rede por conta da expectativa global em cima do jogo, mas já existe um malware que finge ser o game para infectar seu smartphone.

O vírus aparentemente teria origem na Turquia e já foi encontrado no Brasil, trazendo um código malicioso dentro do APK do jogo. Na hora da instalação, o malware solicita permissões diferentes das que o jogo verdadeiro pede. Entre elas: ler, apagar e enviar SMS; ativar e desativar as redes WIFI e celular; ler histórico de chamadas e de SMS; assim como realizar chamadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O malware solicita permissões diferentes das que o jogo verdadeiro pede

O fato foi detectado pela PSafe, empresa brasileira de segurança e performance mobile, e a companhia está emitindo um alerta para que usuários do país não façam o download do jogo por fontes não oficiais. Ou seja, é mais seguro baixar direto da Google Play quando o game estiver disponível no Brasil.

O número Hash do malware é “561ae708f234f46dbdca1d7f2a38d854d9bb60df” e já pode ser encontrado por antivírus desenvolvidos para Android. De qualquer maneira, se você só baixa apps através da Google Play, não há com o que se preocupar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.