Os bots – e seus criadores – devem ficar tristes com a mais nova atualização feita pela Google para seu sistema operacional mobile. Isso porque, de acordo com uma postagem feita no blog de desenvolvedores do Android, a plataforma vai receber sua primeira API de reCAPTCHA através de um update feito no Google Play Services.

A decisão está bastante em sintonia com a conversa promovida pela Gigante das Buscas durante o Google I/O 2017, que abordou alguns temas como machine learning e segurança. A ideia, com a novidade, é reproduzir no ambiente mobile toda a proteção proporcionada a sites e serviços online por meio do reCAPTCHA original – que funciona de forma gratuita há cerca de dez anos.

Chega de fazer testes para provar que você não é um robô

De acordo com a postagem da Google, a API invisível deve utilizar a última versão da tecnologia e rodar completamente nos bastidores do sistema operacional, sem incomodar o usuário e fazendo checagens automáticas para impedir spams e scripts que rodam bots dentro de apps ou serviços no celular.

Com essa ferramenta à disposição dos desenvolvedores e parceiros, a perspectiva é que o uso do Android se torne mais seguro e ofereça uma melhor experiência para o consumidor. Segundo o blog, eventualmente o iOS pode acabar recebendo uma funcionalidade parecida para facilitar a vida dos aficionados pela Apple.

Cupons de desconto TecMundo: