Android 7.1 terá versão prévia liberada para Nexus até o fim do mês

1 min de leitura
Imagem de: Android 7.1 terá versão prévia liberada para Nexus até o fim do mês

A Google anunciou oficialmente nesta semana que o Android 7.1 será liberado na forma de uma prévia para desenvolvedores até o fim de outubro. Durante o evento de lançamento do Pixel e do Pixel XL, a empresa comentou que o software seria disponibilizado para outros dispositivos até o fim do ano, o que deixou fãs da linha Nexus um tanto decepcionados. Acredita-se que um beta público também seja liberado em breve.

Modelos mais antigos da linha Nexus provavelmente terão que esperar até o fim do ano

Contudo, essas prévias do Android 7.1 só devem chegar aos Nexus 6P, 5X e ao tablet Pixel C. Modelos mais antigos da linha Nexus provavelmente terão que esperar até o fim do ano para receber uma versão já estável do sistema operacional.

O Android 7.1 é a primeira grande atualização do Android Nougat. A LG já lançou um smartphone que chega ao mercado com o novo sistema de fábrica, o V20, e os dois modelos Pixel da Google serão os primeiros a desembarcar já com a atualização instalada sobre o Nougat 7.0 original.

O que há de novo?

Além de uma série de melhorias internas, o 7.1 traz algumas novas funcionalidades que podem ser aproveitadas pelo usuário. Por exemplo, a inclusão da nova API para atalhos de apps, que pode ser utilizada por desenvolvedores para dar acesso a funções específicas de seus softwares a partir do ícone deles na tela inicial do aparelho.  É algo bem similar aos atalhos oferecido pelo 3D Touch do iOS.

Deve possibilitar o uso de adesivos, fotos e GIFs

Fora isso, há também o suporte a ícones circulares na interface do sistema e a possibilidade de incluir mais metadados em papéis de parede animados para identificar os criadores desses complementos.

O teclado original do Android agora também será compatível com a entrada de imagens, o que deve possibilitar o uso de adesivos, fotos e GIFs sem a necessidade de utilizar o recurso de compartilhamento do sistema.

Atalho de apps à esquerda e imagens no teclado à direita.

Por fim, foi incluído no 7.1 um recurso de gerenciamento de armazenamento que possibilita a apps levarem seus usuários para uma tela que permite deletar alguns de seus arquivos não mais utilizados. Contudo, vale destacar que a interface dos novos Pixel e Pixel XL não deve ser disponibilizada para outros aparelhos de forma oficial, mesmo quando eles instalarem o Nougat 7.1. Contudo, portagens paralelas e launchers de terceiros devem simular esse visual muito em breve.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.