Tutorial: como usar qualquer app no modo tela dividida no Android Nougat

1 min de leitura
Imagem de: Tutorial: como usar qualquer app no modo tela dividida no Android Nougat
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O Android Nougat chegou recheado por novidades: um painel de notificações aprimorado, melhorias relacionadas aos mecanismos de economia de dados e de energia e o suporte a recursos de Realidade Virtual (RV) são alguns dos destaques (veja nossas primeiras impressões sobre o update aqui).

Mas o que de fato tem conquistado a preferência dos usuários são as opções de gerenciamento de tarefas. É que, agora, você pode usar dois aplicativos simultaneamente, em janelas divididas;  rodar também um mesmo serviço em abas diferentes às custas de uma ferramenta acessória é outra das possibilidades (saiba mais aqui).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nem todos os apps são compatíveis com o “split-screen”, mas forçar a atuação da implementação é possível através das opções de desenvolvedor

Já sabemos que nem todos os apps são compatíveis com o recurso “split-screen” – uma atualização tem de ser feita pelos desenvolvedores; caso contrário, um alerta sobre a falta de suporte à implementação será exibido pelo Android Nougat. Ainda assim, há um jeito de forçar todos os serviços a rodar em tela dividida.

Neste tutorial, você vai aprender a executar qualquer aplicativo em tela dividida a partir das opções de desenvolvedor da nova versão do sistema da Google para mobiles.

Como rodar qualquer app em tela dividida

1 – Para forçar a atuação do “split-screen”, antes as opções de desenvolvedor têm de ser ativadas. Para fazer isso, acesse as configurações e, em “Sobre o dispositivo”, clique várias vezes sobre o “Número da versão” até que o aviso “Você agora é um desenvolvedor” seja mostrado.

As opções de desenvolvedor têm de ser ativadas

2 – Agora, retorne às configurações e abra as “Opções de desenvolvedor”. Role a página para baixo e ative a última opção: “Forçar atividades a serem redimensionáveis”. Reinicie seu aparelho e pronto!

Role a página para baixo e ative a última opção

Feito isso, até mesmo aplicativos não atualizados poderão então rodar no modo tela dividida – para ativar esta função, abra dois apps, clique e segure sobre o botão de gerenciamento de tarefas, simbolizado pelo ícone de um quadrado.

Agora, qualquer app poderá rodar no modo de tela dividida

...

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.