Google anuncia oficialmente o Android N: você consegue adivinhar o nome?

4 min de leitura
Imagem de: Google anuncia oficialmente o Android N: você consegue adivinhar o nome?

Semanas antes do Google I/O 2016 – que vai acontecer durante o mês de maio –, a Gigante das Buscas decidiu liberar a versão para desenvolvedores do Android N, a próxima atualização do sistema operacional da companhia. O sucessor do Marshmallow ficará disponível para aqueles que estiverem participando do Android Beta Program – disponível em breve –, uma iniciativa que convida usuários e programadores a testarem as novidades do update antes de ele ser liberado oficialmente.

Há alguns dias, o TecMundo compartilhou um rumor sobre mudanças no painel de atalhos e na barra de notificações. Essas representam apenas algumas das mudanças que chegarão com o Android N, sistema operacional que ainda não tem um nome próprio. O programa de testes desse SO começa agora em março e continuará vigente até o começo do terceiro bimestre, período em que a Google espera lançar oficialmente essa atualização.

Aparelhos compatíveis

Ainda não é possível dizer quais serão os aparelhos compatíveis com o Android N, especialmente considerando que há diversas marcas que utilizam o sistema operacional. Embora saibamos que os principais tops de linha de cada fabricante – como o Galaxy S7/S7 edge e o LG G5 – receberão esse update, fica a dúvida de quais dispositivos vão ser agraciados.

Como de costume, os aparelhos da linha Nexus – ao menos os mais recentes – serão os primeiros e estão na lista de garantia para o update. Nessa fase inicial de teste da versão Beta do Android N, os seguintes aparelhos poderão instalar a atualização:

Tela dividida

Entre as principais mudanças trazidas pelo Android N, o suporte a múltiplas janelas é a maior delas. Embora não seja uma novidade no mercado de smartphone e tablets, essa alteração está chegando pela primeira vez em aparelhos com Android puro, permitindo que os usuários possam trabalhar com duas janelas ao mesmo tempo.

Como em versões customizadas do Android, os consumidores poderão separar a tela do aparelho em duas partes, cada uma para aplicativos diferentes. Além disso, também será possível ajustar a quantidade de espaço no display disponível para cada app, podendo também optar por deixar uma das janelas em tela cheia.

Notificações inteligentes

Além do suporte à múltiplas janelas, o Android N também trará uma novidade interessante que promete agilizar muito o envio de respostas. Por meio da barra de notificações, usuários poderão configurar o aparelho para responder uma mensagem diretamente a partir daquela área.

A função está sendo chamada de "in-line reply" – ou "resposta direto na tela de notificação" – e vai dispensar a necessidade de abrir o aplicativo para formular uma resposta. Pelas imagens, é possível ver que apps como o Hangouts e o Gmail terão compatibilidade, mas é provável que muitos outros programas também suporte essa novidade.

Outras novidades

  • Doze++: a versão do Doze para Marshmallow já economiza bateria quando o sistema detecta que o smartphone não está sendo utilizado pelo usuário por muito tempo, como de noite. Com a atualização para o Android N, o Doze++ entrará no modo de economia a partir do momento em que a tela do dispositivo se encontrar inativa (quando o usuário estiver trabalhando ou tomando banho, por exemplo).
  • Data Saver (“Economizador de Dados”): os usuários poderão habilitar essa função em seus aparelhos quando desejarem consumir menos dados. O Data Saver bloqueia algumas funções de background do sistema e aplicativos (como diminuir a qualidade do streaming de vídeo, por exemplo) para reduzir o gasto de dados e também o consumo de energia do dispositivo. Os usuários poderão definir quais aplicativos podem ou não ter seus dados restritos.
  • Project Svelte (“Projeto Svelte”): foi lançado com a versão KitKat para ajudar especialmente aos donos de dispositivos com pouca memória. A evolução do Svelte irá proporcionar ainda mais velocidade ao otimizar o sistema de background, redirecionando quando possível backgrounds indiretos e transmissões que forem executadas no aparelho.
  • VulkanTM API: uma nova API para gráficos 3D que fornecerá aos desenvolvedores um controle mais detalhado sobre os processamentos realizados nas unidades de processamento gráfico.

Android N... Nutella?

Como acontece todos os anos, a Google faz mistério quanto ao nome do sistema operacional antes de revelar oficialmente o que a letra final significa. Mas, como também aconteceu nas versões anteriores, há um título forte que está sendo considerado pelos especuladores: Nutella.

Há alguns motivos para acreditar que esse seja o nome adotado pela Google. O adiantamento para maio do Google I/O 2016, que geralmente acontecia em junho, é um bom indicativo. Dessa forma, a empresa poderia aproveitar o período da Páscoa, que tem tudo a ver com o creme de avelã e chocolate Nutella, para fazer uma associação com o sistema operacional, mesmo que revele o nome oficialmente apenas no evento.

Outro indicativo é uma "dica" que Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sênior da divisão de Android, deu através de sua página no Medium. No último parágrafo do texto, o executivo usa a expressão "nut tellin' you yet" ao fazer referência ao nome da atualização do sistema operacional.

A expressão é uma forma informal de “not telling you yet”, que significa “não vamos contar para você ainda”. Alguns acreditam que o fato de Lockheimer ter utilizado propositalmente a variação “nut tellin'” é um indicativo claro de que o Android N será chamado de "Nutella".

.....

O que você achou das novidades que estão chegando no Android N? Você tem algum dos dispositivos compatíveis com o programa Beta de testes? Pretende testar essas atualizações? E qual você acredita que seja o nome dessa versão do Android? Deixe a sua opinião no campo dos comentários!

Que nova funcionalidade você gostaria de ver no Android? Comente no Fórum do TecMundo!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.