Marshmallow: descubra quais apps consomem mais memória RAM em seu Android

1 min de leitura
Imagem de: Marshmallow: descubra quais apps consomem mais memória RAM em seu Android

Aplicativos que prometem manter smartphones Android funcionando por mais tempo podem ser baixados aos montes via Play Store (confira nesta página 10 apps que otimizam a duração da bateria dos celulares). Ferramentas que melhoram o desempenho do celular também não faltam. Fato é que a versão mais recente do sistema da Google para mobiles não exige apps de terceiros para que, por exemplo, a economia de energia seja ativada – saiba mais sobre Doze aqui.

De toda a forma, o gerenciamento dos serviços executados pelo dispositivo pode ser feito não apenas para que a performance do aparelho melhore, mas também para que menos bateria seja consumida. Neste tutorial, você vai aprender a consultar um relatório completo sobre o uso de memória RAM por parte de seus apps. A partir desses dados, o usuário pode tanto controlar o desempenho do aparelho quanto interromper serviços que gastam mais energia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nota: este artigo é destinado a usuários iniciantes do sistema Android 6.0 Marshmallow.

Quais apps consomem mais memória?

Abra a opção “Configurar” de seu Android e clique então em “Memória”.

Na tela seguinte, o desempenho geral do celular será exibido (o total de RAM disponível e a quantidade de memória usada podem ser consultados já a partir desta opção). Para verificar quais apps consomem mais memória, abra o campo “Memória usada por apps”.

Pronto! Os relatórios acerca do uso de RAM para as últimas 3, 9, 12 e 24 horas já podem ser consultados. Detalhes quanto à quantidade de uso de RAM por cada software podem ser acessados a partir de um toque sobre cada app.

A interrupção de serviços para a melhoria do desempenho do celular pode também ser feita por meio da opção “Uso de memória”: toque sobre os três pontos listados acima do app que deverá ser encerrado e então clique em “Forçar parada”.

...

Qual aplicativo consome mais energia em seu celular Android? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.