A Anatel acabou de liberar a nova versão do "APP Serviço Móvel", um canal direto com a Agência Nacional de Telecomunicações que permite ao usuário compartilhar experiências de uso em serviços de telefonia móvel. Donos de smartphones Android e iOS já podem realizar o download na Google Play e na Apple App Store — já os donos de aparelhos Windows Phone vão ter que esperar mais um pouco para baixar o aplicativo.

Uma das funcionalidades do app é a criação de um mapa georreferenciado que contempla as reclamações de usuários feitas nos últimos 30 dias. Ou seja, vai ser possível analisar experiências, como falta de sinal, conexão lenta, queda de chamada e ligação ruim, em um local específico.

A ideia é que o usuário possa visualizar estações licenciadas e a cobertura 2G, 3G e 4G de várias operadoras para se informar melhor sobre serviços.

A Anatel comentou que todas as informações colocadas pelos usuários vão ser compiladas em um banco de dados. Além disso, elas vão permitir que a Agência avalie, ao lado de prestadores, maneiras de resolver possíveis problemas com mais agilidade.

Como velocidade é a lei, o app não gera protocolo. Contudo, vale notar que o "APP Serviço Móvel" não é o canal de denúncias para a Anatel. Para fazer uma reclamação, você precisa baixar outro app da Agência, o "APP Anatel Consumidor", disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Você conhecia o app da Anatel? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: