Nono dígito chega aos celulares do Nordeste no próximo domingo

1 min de leitura
Imagem de: Nono dígito chega aos celulares do Nordeste no próximo domingo

No próximo domingo (31), seis estados do Nordeste vão passar a utilizar o nono dígito nas linhas de telefones celulares. Nessa primeira etapa da região, somente o Rio Grande do Norte (DDD 84), o Ceará (85 e 88), a Paraíba (83) e o Piauí (96 e 89) entram para o grupo.

Assim como ocorreu em todos os outros estados brasileiros, o serviço de telefonia continua realizando as ligações normalmente sem exigir o nono dígito durante um determinado período. Antes de serem completadas, todas as chamadas vão reproduzir uma gravação alertando o usuário sobre a mudança para que ele já atualize os números dos contatos.

Cronograma

Iniciado em julho de 2012, São Paulo (11) foi a primeira cidade a receber o nono dígito. No entanto, foi apenas em 25 de agosto de 2013 que a mudança entrou em vigor em todo o estado. O cronograma de implementação está previsto para ser concluído no dia 31 de dezembro de 2016 [abrangendo a cobertura para as regiões Sul e Centro-Oeste e também para os estados remanescentes da região Norte; Acre (68), Rondônia (69) e Tocantins (63)].

Com base na Resolução nº 553/2010, o conselho diretor da ANATEL recebeu autorização para alterar o regulamento de numeração do serviço móvel para incluir o nono dígito em todos os estados do país. O objetivo dessa implementação é aumentar a disponibilidade de linhas para celulares e também dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.