Análise: ASUS Echelon Camo Edition

4 min de leitura
Imagem de: Análise: ASUS Echelon Camo Edition

(Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Falar sobre acessórios focados em melhorar a experiência proporcionada por jogos eletrônicos é algo delicado. Enquanto é fácil sentir a diferença de desempenho proporcionada por mouses e teclados especiais, o mesmo não pode ser dito quando se trata de fones de ouvido, cujo objetivo geral acaba sendo mais amplo.

Desenvolvido pela ASUS, o Echelon Camo Edition carrega em si a promessa de permitir que, somente a partir dos sons reproduzidos por um game, você localize a posição de seus adversários, reagindo mais rápido a seus ataques. Isso, claro, sem deixar de lado a reprodução de músicas e outros conteúdos multimídia.

Tivemos a oportunidade de passar alguns dias usando o dispositivo de maneira intensa e, nesta análise, trazemos o que você precisa saber sobre o produto. Confira nossas impressões e, após a leitura, não se esqueça de registrar sua opinião sobre o produto em nossa seção de comentários.

Aprovado

Apresentação caprichada

Apresentando uma temática militar bastante evidente, o ASUS Echelon Camo Edition é um produto que chama a atenção por seu visual. As cores escuras usadas pela sua fabricante ajudam a passar a sensação de que estamos lidando com um produto resistente, impressão que é reforçada pelo revestimento em alta qualidade das almofadas do produto.

(Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

O dispositivo acompanha um cabo de conexão com 2,5 metros de comprimento com dois conectores (um para a saída de som e outro para o microfone) que apresenta um controlador de som integrado. Para finalizar, o fone de ouvido conta com um microfone retrátil que se adapta facilmente a diferentes formatos de rostos e às preferências pessoais de cada jogador.

Em resumo, o Echelon Camo Edition é um produto visualmente bonito com recursos fáceis de identificar e manusear. A opção por cores neutras ajuda a dar uma aparência única ao acessório, que deve combinar bem com seu computador independente do tipo de acabamento que ele tenha.

Uso confortável

A opção pelo uso de conchas acústicas com 100 milímetros de diâmetro fez com que o Echelon Camo Edition se tornasse um produto bastante confortável. Envolvendo totalmente as orelhas, o dispositivo se encaixa de maneira confortável à cabeça, sem ficar “pulando” de um lado para o outro conforme o usuário se mexe (efeito comum em fones grandes).

(Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Mesmo após horas de uso contínuo, o produto simplesmente não incomoda — nem mesmo em dias quentes fica a sensação de que é preciso retirá-los um pouco para dar uma arejada nas orelhas. Seja para ouvir músicas, assistir a filmes ou jogar os últimos lançamentos do mercado, o fone da ASUS se mostra uma das opções mais confortáveis disponíveis atualmente.

Qualidade sonora satisfatória

O primeiro ponto que deve ficar claro ao analisar o Echelon Camo Edition é o fato de que sua capacidade sonora não pode ser comparada à de produtos como o Tiamat 7.1. Isso se deve ao fato de que, enquanto o acessório da ASUS conta com somente dois drivers de 50 milímetros, o dispositivo da Razer conta com nada menos que 10 drivers distribuídos entre quatro canais de som.

(Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Levando em consideração que não é possível fazer uma comparação direta entre fones 7.1 e 2.0, o produto analisado desempenha muito bem as funções a que se propõe. O dispositivo é eficiente na hora de reproduzir sons em frequências médias, o que acaba dando certo destaque aos ruídos provocados por passos e tiros em jogos em primeira pessoa.

Na hora de ouvir músicas ou assistir a algum filme ou seriado, o produto se mostra igualmente eficiente. Apesar de pecar um pouco nos graves, o acessório oferece uma experiência sonora balanceada que deve deixar seus compradores satisfeitos — mesmo quando o volume está no máximo, não há qualquer espécie de distorção perceptível.

Reprovado

Microfone extremamente sensível

Nada pior do que estar concentrado em um game, somente para começar a reparar que os ruídos presentes no ambiente de outra pessoa estão interferindo na comunicação do seu time. Infelizmente, caso você tenha o ASUS Echelon Camo Edition, são grandes as chances de que você seja o jogador responsável por provocar essa sensação desagradável em seus companheiros.

(Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Apesar de a empresa afirmar que o microfone embutido possui filtros de ruído, na prática eles parecem não funcionar corretamente. Em sua configuração-padrão, o dispositivo é capaz de captar até mesmo os sons mais ínfimos, e não são raras as vezes em que outras pessoas reclamam de gritos quando você está simplesmente falando em um tom moderado.

Preço nada amigável

Uma das regras mais fortes e antigas do mundo da tecnologia é a de que, para obter um produto de qualidade, geralmente é preciso estar disposto a pagar o valor correspondente. Infelizmente, a ASUS parece ter exagerado um pouco ao seguir essa regra: no Brasil, o preço sugerido é de nada menos que R$ 389.

Dessa forma, é difícil não ficar com a sensação de que o investimento pode ser grande demais simplesmente para jogar games com uma qualidade sonora um pouco mais acentuada. Vale lembrar que esse valor é compatível com o de outros produtos semelhantes, como o Razer Carcharias e alguns fones da Turtle Beach.

Vale a pena?

Ao misturar as duas características mais importantes em um fone de ouvido — conforto e boa qualidade sonora —, o ASUS Echelon Camo Edition não decepciona. Embora a diferença que ele vai proporcionar a quem joga games competitivos seja questionável, o acessório se mostra satisfatório em qualquer situação.

(Fonte da imagem: Divulgação/ASUS)

Infelizmente, ele não é perfeito devido à presença de um microfone com um grau de sensibilidade extremamente acentuada. Embora esse problema possa ser contornado com relativa facilidade, ele mostra que a fabricante não teve o cuidado adequado na hora de definir todos os componentes do acessório.

Em resumo, o único motivo que pode desestimular uma compra é o valor sugerido pelo produto. Tanto no caso do dispositivo avaliado quanto no de seus concorrentes diretos, ainda sai muito caro investir nos acessórios especializados em games que são comercializados oficialmente no território brasileiro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.