Análise: Nokia 808 Pureview [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Análise: Nokia 808 Pureview [vídeo]

Desde as primeiras notícias, o Nokia 808 Pureview despertou nossa curiosidade. Anunciando no início deste ano, o aparelho da fabricante finlandesa prometia ser o celular com a câmera mais robusta de todos os tempos.

Trazendo sensor de 41 MP, o Nokia 808 Pureview é capaz de capturar imagens com resolução de até 7728x5368 pixels. Além disso, a câmera do produto oferece zoom óptico sem perda de qualidade. Com tantos recursos avançados, ficamos curiosos para testar o aparelho e ver quais outros diferenciais ele traria.

Agora, a Nokia nos enviou um modelo para testes. Realizamos uma série de verificações para averiguar a qualidade da câmera, do hardware e dos diversos outros recursos oferecidos. Se você está pensando em comprar este produto, recomendamos que leia nossa análise. Antes, vejas as especificações:

  • CPU: Single-core ARM 11 com clock de 1,3 GHz
  • GPU: Broadcom BCM2763
  • Memória RAM: 512 MB
  • Sistema operacional: Nokia Belle OS
  • Memória interna: 16 GB
  • Tamanho da tela: 4" (360x640 pixels)
  • Câmeras: 41 MP com flash de xenon e frontal com qualidade VGA
  • Som: alto-falantes e conector de fones de 3,5 mm
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11b/g/n, Bluetooth, NFC
  • 3G: sim
  • Bateria: Li-Ion 1.400 mAh
  • Autonomia da bateria: até 11 horas para conversação (2G)
  • Peso: 169 gramas
  • Dimensões (A x L x E): 12,4 x 6,0 x 1,4 cm
  • Preço: R$ 1.800

Aprovado

Design chamativo

O primeiro contato com o Nokia 808 Pureview é um tanto quanto chocante. O aparelho de dimensões e peso avantajado impressiona com seu design arrojado. Podemos dizer que ele é encorpado e bem diferente da maioria dos celulares que buscam ser bem finos e com cantos mais quadrados.

(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

De certa forma, é possível afirmar que este smartphone causa certa estranheza, porém isso não é um aspecto ruim. As medidas exageradas são necessárias para que ele comporte todo o hardware da câmera. No fim das contas, o Nokia 808 Pureview acaba sendo um produto bonito com suas curvas únicas e seu corpo grande.

Notamos claramente que a Nokia aproveitou elementos visuais que já utilizou em outros produtos para criar um smartphone com a cara da marca. O design é chamativo e o acabamento é impecável. A textura do produto é um pouco áspera, eliminando a sensação de fragilidade e ajudando a dar maior conforto na hora de segurar o aparelho.

Software e hardware combinam

Pois bem, sem hesitar, ligamos o aparelho para conferir todas as surpresas que ele esconde. Logo de cara, vemos que o sistema operacional Nokia Belle carrega em pouquíssimos segundos. O visual do software não é extravagante, mas foi feito sobre medida para combinar com o design externo do aparelho.

(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

Por padrão, o Nokia 808 Pureview traz uma série de apps da Nokia e alguns softwares úteis (como o YouTube). Tudo é bem redondinho e parece ornar com a ideia do produto, mas só ficamos realmente satisfeitos quando ativamos a câmera.

Fotos excepcionais

O dispositivo de captura do Nokia 808 Pureview é simplesmente sensacional. Não há nem o que discutir. A Nokia conseguiu inovar de forma fantástica e criar um celular com uma câmera inigualável. É algo que não tínhamos visto até agora — e olha que já fizemos dezenas de análises só neste ano! Clique na imagem abaixo para visualizar uma fotografia capturada com o aparelho:

Clique na imagem acima para ver a foto em tamanho real (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Equipado com lentes Carl-Zeiss, este smartphone vem com uma série de recursos para você capturar todos os momentos da sua vida com altíssima qualidade. É possível ajustar o nível de exposição, a sensibilidade ISO, o foco, o balanço de brancos, a quantidade de pixels e muito mais.

Todas as funcionalidades e configurações são facilmente alteradas através dos itens na parte esquerda da tela. Basta um toque na opção desejada para que o aparelho exiba as modificações instantaneamente. É importante salientar que o produto trabalha com perfis, o que muitas vezes limita os recursos manuais.

O aparelho permite capturar imagens na qualidade máxima, o que elimina a possibilidade do uso de zoom, ou em qualidade intermediária, oferecendo a captura com zoom sem perda de qualidade. Sim, você entendeu bem, o Nokia 808 Pureview não sofre com efeitos granulados quando aproximamos a área de captura.

Para vídeos, a nova aposta da Nokia também não faz feio. Este celular grava clipes em 1080p a 30 frames por segundo e ainda oferece a opção de usar zoom em tempo real. A qualidade dos filmes é perfeita, sendo que dificilmente tivemos problemas com desfocagem. Vale salientar, no entanto, que a câmera do Pureview não é profissional, portanto quando há mais de uma fonte de iluminação, alguns problemas podem aparecer — mas isso é caso raro.

A bateria deste celular é um aspecto que merece destaque. O dispositivo de energia é capaz de oferecer alimentação para capturar uma enormidade de imagens e vídeos, usar redes sem fio e manter o brilho da tela sempre no nível máximo. O hardware do aparelho aproveita a energia da melhor forma possível, garantindo que você faça apenas uma recarga por dia.

Reprovado

Procure outra tela para ver suas fotos

Basicamente, o Nokia 808 Pureview é uma câmera com funcionalidades de celular. Quer dizer, não deveria ser, mas é o que a Nokia acabou fazendo com o produto. Ao caprichar nas lentes, a fabricante deixou uma série de pormenores de lado.

Isso quer dizer que você pode capturar imagens incrivelmente lindas e em altíssima definição, mas só poderá vê-las no computador ou em outros aparelhos com tela de boa qualidade.

(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

O display deste celular não é muito bom e com certeza vai decepcioná-lo facilmente. O dispositivo até tenta enganar o visualizador aumentando o contraste e deixando as imagens mais coloridas, mas isso não convence muito.

Um sistema bem fraco

Apesar de afetar diretamente na utilização do celular, a tela não é algo tão ruim, se você pensar que o aparelho vem com o sistema Nokia Belle, ou melhor, Symbian para os íntimos. Ficamos extremamente decepcionados em ver que o software não consegue acompanhar a qualidade do hardware.

O sistema operacional do Nokia 808 Pureview é defasado, pouco intuitivo e lento e ainda tem um leque de aplicativos bem limitado. Sentimos muito pelos fãs do Symbian, mas o software está cada vez mais  ficando para trás por conta da falta de atualizações.

(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

Em nossa análise, o sistema prejudicou na transição de telas, no processamento de aplicativos, no armazenamento de grandes arquivos e em diversos outros quesitos. Pense que este celular é focado em fotografias, mas que ele consegue capturar uma imagem a cada três segundos – e, às vezes, pode demorar até mais.

Falando assim, parece pouco, mas no cotidiano é complicado esperar tanto tempo para poder tirar outra foto. Só para efeitos de comparação, um Samsung Galaxy S3 consegue capturar diversas imagens por segundo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

Por fim, precisamos ser honestos e dizer que o Nokia 808 Pureview é um produto realmente grande e pesado – são 169 gramas. Ainda que seja bonito, ele não é muito anatômico, sendo ideal para usar com duas mãos — aliás, é quase impossível usar a câmera com uma única mão.

Vale a pena

Se você gosta de tirar fotos, talvez seja melhor que você compre uma câmera de verdade. Ainda que o sensor do Nokia 808 Pureview seja melhor do que os que vêm em algumas câmeras digitais, investir neste aparelho não é exatamente uma boa ideia.

Atualmente, o Nokia 808 Pureview custa algo próximo de 1,8 mil reais. Considerando este valor e os recursos oferecidos, podemos concluir que a relação custo-benefício não é das melhores. Vale mais adquirir uma câmera de boa qualidade e pegar um smartphone que ofereça um sistema mais robusto e não foque tanto em um único aspecto.

Claro, se você faz questão de carregar sua câmera de alta qualidade junto ao celular e não quer dois dispositivos, então o Nokia 808 Pureview é a única opção, mas saiba que você terá um produto pesado, com uma tela razoável, um sistema bem defasado e não terá acesso aos principais apps e jogos que seus amigos utilizam.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.