Radeon Fury X: o que os especialistas acharam da placa mais poderosa da AMD

5 min de leitura
Imagem de: Radeon Fury X: o que os especialistas acharam da placa mais poderosa da AMD

A AMD Radeon R9 Fury X já está entre nós e as primeiras análises dessa GPU monstruosa já começaram a surgir. A nova placa de vídeo – que promete arrasar em desempenho na resolução 4K –, foi oficialmente apresentada durante a PC Gaming Show, pré-conferência dedicada para os jogos de computador na E3 2015.

A AMD Radeon R9 Fury X é a primeira a trazer a tecnologia de memória HBM (High Bandwidth Memory), padrão que aplica o conceito de “pilha” em que múltiplas células DRAM se conectam através de uma estrutura tridimensional. Ao ser lançada, a maior dúvida sobre essa placa não poderia ser outra: como ela se sai contra a principal concorrente, a GTX Titan X, da NVIDIA?

O que a mídia especializada diz?

Ainda não tivemos a oportunidade de por as mãos em uma placa dessas, por isso não podemos passar as nossas impressões sobre ela. Porém, resolvemos reunir a opinião dos principais sites da mídia especializada sobre a AMD Radeon R9 Fury X para manter os leitores informados e prepará-los para a nossa análise dessa placa.

Tom's Hardware

"Ali, sentada ao lado da campeã dos jogos NVIDIA, a AMD Radeon R9 Fury X agora compartilha o trono. Ela não é mais rápida, não é a mais barata e certamente não é a mais elegante. A placa é apenas o suficiente para dar um pouco de competitividade. E, para os fiéis da AMD, isso é o suficiente para justificar uma compra.

No entanto, não sabemos se a empresa não parou bem perto do 'ouro'. Mais velocidade, um preço mais baixo ou algum tipo de parceria com jogos – ela realmente poderia ir para várias direções para convencer os entusiastas de que a Fury X é a melhor compra."

PCGamer

"Até que tenhamos explorado o potencial de overclock da Fury X, a nossa recomendação é esperar para comprar. Os drivers podem melhorar a perfomance e a R9 Fury refrigerada a ar também estará disponível em um preço mais baixo. Isso pode fazer com que a versão de 4 GB seja mais palatável.

Mas, pelo que vimos, a Fury X não supera significativamente a GTX 980 Ti e a placa da NVIDIA oferece 2 GB de VRAM a mais e drivers melhores pelo mesmo preço."

Guru3D

"Em geral, podemos certamente recomendar a Radeon R9 Fury X se ela se encaixa em seu orçamento. Por US$ 649, você recebe um produto com refrigeração líquida de fábrica, o que já representa o montante de US$ 100, algo que eu só posso aplaudir. Há algumas pequenas falhas, como o HDMI 2.0 e a falta de um conector DVI, mas nada além disso.

Se a AMD consegue trazer alta performance com alguns ajustes nas resoluções mais baixas, ela certamente vai ter um placa muito competitiva em suas mãos. Pode não ser perfeita ou um produto matador logo de início – mas está perto disso. Nós gostamos muito."

PC Perspective

"A Fury X é a placa que muitos usuários e entusiastas estavam esperando que seria? Ela está de acordo com todo o hype gerado por causa dos vazamento ao longo dos meses e uma apresentação dupla na E3? Provavelmente não. Mas eu ainda acredito que a AMD construiu a sua melhor placa de vídeo em várias gerações e está novamente competindo em um segmento no qual precisamos."

Forbes

"Tudo isso é suficiente para afastar as pessoas da NVIDIA? Talvez. O suficiente para convencer as pessoas que estão em cima do muro para dar uma chance para a AMD? Asbolutamente. Se você está olhando para um jogo 1440p ou 4K, é preciso considerar essa questão com muito cuidado diante das ofertas da NVIDIA. Olhe para todo o ecossistema, G-Sync, FreeSync, suporte de driver, conjuntos de software, etc.

Mas, neste momento, posso dizer com confiança que a Fury X representa o melhor da AMD e que ela, mais uma vez, é capaz de ultrapassar a concorrência e continuar a ser uma força dentro do segmento de GPUs. Note que eu disse 'capaz'. Para ser um sucesso completo, a Fury X precisa passar a 980 Ti em todos os benchmarks. Foi por pouco."

IGN

"A Fury X é uma GPU fantástica, mas, como muitas pessoas, nós pensávamos que ela fosse detonar a GTX 980 Ti. Infelizmente, não houve nocaute dessa vez. As placas oferecerem basicamente o mesmo nível de desempenho e cada uma tem os seus próprios benefícios exclusivos.

A Fury X é mais silenciosa, roda mais fria e é muito menor. A placa da NVIDIA tem maior suporte ao overclock e vem em mais modelos. Há também o ecossistema de cada empresa a considerar também (Mantle, FreeSync, etc VS. ShadowPlay, GameStream, G-Sync, etc). Então, jogue a moeda se você tiver uma, mas você não vai errar com nenhum delas."

PCWorld

"Não, a Fury X não é a matadora de Titãs que os fãs da Team Red esperavam que fosse, mas é uma é uma competidora equivalente a GTX 980 Ti. Isso significa que ela é uma placa poderosa e com gráficos consistentes que mais uma vez coloca a AMD Radeon em pé de igualdade na batalha dos games.

Como uma das placas mais poderosas já fabricadas, ela não pode ser desconsiderada, principalmente quando a AMD embrulha tudo em um pacote tão carinhosamente projetado. A AMD Radeon Fury X chuta traseiros... Mesmo que ela não faça as ofertas da NVIDIA parecerem obsoletas."

Bit-Tech

"A Fury X é uma placa de vídeo impressionante de várias maneiras e nós certamente recomendamos a AMD para enfrentar as demandas de 4K que estão por vir. O problema e que ela não possui uma característica matadora ou o desempenho que muitos provavelmente estavam esperando.

Portanto, nós estamos satisfeitos o suficiente para darmos o selo de 'Aprovado', mas com a ressalva de que a placa realmente vale a pena apenas para jogos 4K. Com telas 4K caindo de preço com o tempo, isso não necessariamente é uma coisa ruim. A placa certamente é competitiva no cenário atual, mas mesmo uma GTX 980 Ti com overclock de fábrica e sistema de refrigeração customizado, na maioria dos casos, ainda é uma opção melhor."

Benchmark.pl

"A Radeon R9 Fury certamente entrará para a história, pois é a primeira placa de vídeo a utilizar a revolucionária memória HBM – tecnologia que, ao longo do tempo, deve ser divulgada para se tornar um padrão da indústria.

Essa novidade não apenas entrega uma melhor eficiência energética, o que faz com que o desempenho também seja mais avançado, mas também contribui para criar placas menores para computadores mais compactos."

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.