Supostos slides vazados revelam detalhes da arquitetura Zen da AMD

1 min de leitura
Imagem de: Supostos slides vazados revelam detalhes da arquitetura Zen da AMD

Com a proximidade do Analyst Day da AMD, não é inesperado que alguns detalhes do evento comecem a surgir de forma não oficial na internet. Nesta quinta-feira (29), foi a vez de um suposto slide relacionado à nova arquitetura Zen surgisse na rede, revelando o que podemos esperar dos novos produtos da empresa.

Caso as imagens sejam reais, elas revelam que a nova tecnologia deve abandonar o sistema de recursos compartilhados vistos na linha Bulldozer. A Zen deve ter um bloco de decodificação unificado usado tanto por seu integrador quanto pelo seu agendador de pontos flutuantes.

A nova linha também deve adotar um sistema de multi-threading simultâneo que funciona de forma semelhante à solução Hyper-Threading da Intel. Através de um design SMT, os novos produtos da AMD devem conseguir executar comandos de dois threads diferentes de forma simultânea.

A arquitetura Zen deve suportar registros de 256 bits, o que a coloca no mesmo patamar da linha Haswell da Intel. Apesar de a quantidade de pipelines chegar a seis, ainda não é possível saber como eles se comportam visto a falta de informações concretas nesse sentido.

Design do cache

Um segundo slide vazado indica que a AMD deve incorporar quatro núcleos zen por “unidade”, com um cache L3 para cada uma delas. Além disso, a companhia vai manter o sistema Multi-Chip Modules (MCMs), que permite ligar fisicamente um grupo formado por quatro núcleos Zen.

A imagem revela que a companhia vai usar um “design totalmente inclusivo” de cache como forma de aprimorar o desempenho e diminuir a latência. A companhia deve apostar em 512 KB de cache L2 e 8 MB de cache L3 por cada grupo de quatro núcleos, o que faz sentido do ponto de vista de princípios organizacionais.

Vale notar que, na prática, nenhum dos detalhes vazados revelam o desempenho real que podemos esperar da arquitetura Zen. Dessa forma, resta esperar até o dia 6 de maio por um anúncio oficial para termos a confirmação da veracidade dessas informações e descobrir quais as demais novidades que a AMD reserva para seu futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.