Aparentemente, não existe forma de manter segredos na indústria, algo que comprovamos com frequência pelos tantos “vazamentos” de informações sigilosas.

Desta vez, a informação é de um novo driver para placas Radeon que promete melhorar — de forma monstruosa — o desempenho das mais recentes peças da marca.

A novidade vem do WCCFTech, que revelou slides de uma apresentação futura da Radeon. Segundo consta nos documentos, o software batizado de Crimson ReLive Edition (o que sugere realmente uma atualização de grande porte) vem especialmente para as placas RX 400, com promessas de melhorias em DX12, VR, CrossFire e  vários jogos.

Com um trabalho constante direto com as desenvolvedoras, algo que a Radeon prometeu lá em maio durante a conferência da Polaris, o novo driver Crimson terá uma tonelada de correções nos principais games. Os gráficos comparativos revelam ganhos de até 8% em alguns casos, algo que deve dar uma aliviada em vários casos.

Ainda falando sobre melhorias na jogatina, o Crimson ReLive terá um algoritmo chamado Radeon Chill. Basicamente, ele vai monitorar a forma como a pessoa joga para aliviar o processamento e a temperatura em momentos de ociosidade ou quando há excesso de frames na tela, algo que deve economizar energia e apresentar resultados mais consistentes.

Além dos benefícios em jogos, o driver resolverá bugs que existem na central, na instalação, na gravação de vídeos, nos streamings e em opções que impactam diretamente o dia a dia dos jogadores. Uma novidade interessante é a detecção de sinal, que vai detectar problemas em cabos HDMI quando há sinal de baixa qualidade.

Obviamente, essas são algumas das novidades que devem aparecer no driver final da Radeon e as informações oficiais devem ser reveladas em breve. O que você achou das novidades?

Cupons de desconto TecMundo: