Amazon registra patente para bloquear comparação de preços em lojas físicas

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Sabe aquele momento em que você está em frente à prateleira com um produto em uma das mãos e o smartphone na outra para fazer a pesquisa de preço na concorrência? Pois a Amazon acaba de registrar uma patente que pode impedir isso de acontecer. OK, trata-se apenas de uma patente — e elas nem sempre são colocadas em prática —, mas a ideia existe.

A patente chamada "Physical Store Online Shopping Control" (Controle de Compras Online em Lojas Físicas) funciona da seguinte maneira: quando os consumidores estiverem conectados à Wi-Fi de uma loja física e tentarem buscar o preço de um produto no site de outra, um algoritmo identifica a requisição e faz o bloqueio — redirecionando o consumidor ao site da Amazon ou de alguma parceira da companhia.

Vale dizer que isso acontece em aparelhos conectados à Wi-Fi das lojas, não havendo um processo invasivo em conexões móveis.

Há ainda indicativos de que o smartphone pode receber um cupom da loja para ter descontos; sendo que até mesmo a presença de um vendedor pode ser requisitada para incentivar a compra naquele momento. Vale repetir o que já foi dito anteriormente: isso acontece em aparelhos conectados à Wi-Fi das lojas, não havendo um processo invasivo em conexões móveis.

Apesar de a Amazon ter apenas seis lojas físicas nos Estados Unidos, é bom lembrar que a aquisição da Whole Foods aumenta esse número em 465 lojas. Ou seja: há um amplo mercado a ser explorado nesta patente. Será que ela vai ser colocada em prática?

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