Amazon vai oferecer 'casa de árvore' para seus funcionários

1 min de leitura
Imagem de: Amazon vai oferecer 'casa de árvore' para seus funcionários

Em vez de apostar em soluções puramente tecnológicas para agradar seus colaboradores, desta vez a Amazon está trazendo uma opção bastante "verde". Trata-se de uma estufa de 0,4 hectare a meia hora de distância de sua sede em Seattle, onde a empresa está cultivando mais de 3 mil espécies de plantas – muitas delas ameaçadas de extinção.

Pioneira nas compras via internet, a Amazon agora quer apostar no bem-estar de seus funcionários ao oferecer um ambiente mais verde e "cientificamente calmo". Essas estruturas vão funcionar como estufas tecnológicas; são três notáveis redomas transparentes que vão servir para abrigar escritórios e ambientes para relaxamento.

"Queríamos que fosse emblemático, uma estrutura semelhante a outro dos emblemas da cidade, a Space Needle, para as pessoas que estão chegando a Seattle", disse John Schoettler, diretor de imóveis e instalações da Amazon. "Seria como que um tesouro encontrado no centro da cidade". Porém, o verdadeiro propósito é usar a natureza do lado de dentro de suas instalações, utilizando-a também para inspirar seus colaboradores.

As esferas com "escritórios verdes" que a Amazon está construindo

"Escritório verde"

"A ideia toda era levar as pessoas a pensar de maneira mais criativa, talvez desenvolver ideias que elas não teriam se ficassem sentadas em seus escritórios", disse Dale Alberda. O arquiteto foi encarregado do projeto no NBBJ, um escritório de arquitetura que também trabalhou em edifícios recentes para a Samsung, a Google e a companhia chinesa de internet Tencent.

A ideia toda era levar as pessoas a pensar de maneira mais criativa, talvez desenvolver ideias que elas não teriam se ficassem sentadas em seus escritórios

As esferas que a Amazon está construindo vão oferecer espaços para reuniões chamados de "casas de árvore", além de pontes suspensas em altitude elevada, instáveis o suficiente para acelerar o pulso dos funcionários que caminharem por elas. Alberda, o arquiteto, conta que a empresa insistiu para "criar um espaço divertido" para seus colaboradores.

Durante o período do dia, esse "escritório verde" da Amazon vai manter a temperatura de 22 graus e umidade de 60%, algo que é aceitável para a convivência dos funcionários. À noite, a temperatura média será de 13 graus e a umidade, 85% — medidas que, segundo o horticultor que supervisiona a estufa, são as ideais para as espécies de plantas que serão cultivadas por ali.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.