No Canadá, a nova senha para pagamentos é o batimento cardíaco [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: No Canadá, a nova senha para pagamentos é o batimento cardíaco [vídeo]

Que as senhas tradicionais numéricas e os cartões de crédito físicos são coisa do passado para alguns bancos a gente entende, mas algumas instituições querem ir além até mesmo de tecnologias atuais, como o sistema biométrico. No Canadá, a MasterCard e o TD Bank Group começaram a testar um esquema que usa o batimento cardíaco para identificar se é você mesmo quem vai fazer um pagamento.

O vídeo acima explica bem como o método funciona: a pulseira inteligente Nymi Band possui um sensor NFC de proximidade que, se conectado a um terminal de pagamento que suporta a tecnologia, permite uma conexão entre o dispositivo e um cartão de crédito previamente cadastrado pelo cliente. Dessa forma, nem precisa tirar a carteira do bolso (ou de casa), bastando aproximar a pulseira da máquina para fazer o pagamento.

Não há necessidade de senha, pois o seu batimento cardíaco age constantemente como um identificador — essa é a forma de você provar para o sistema que é mesmo o dono autorizado a usar a pulseira e, portanto, ter acesso a todos os dados contidos nela.

Por enquanto, a Nymi Band está em fase de testes isolados no Canadá e no Reino Unido. O objetivo final da empresa é bem mais ambicioso: usar a pulseira para quase todas as atividades cotidianas possíveis, de abrir portas a fazer transações bancárias.

Qual será o sistema de pagamentos digital vencedor do mercado? Opine no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.