Samsung confirma Galaxy S5 para março/abril e estuda incluir leitor de íris

2 min de leitura
Imagem de: Samsung confirma Galaxy S5 para março/abril e estuda incluir leitor de íris

Conceito imagina como poderia ser esse design mais "básico" (Fonte da imagem: Reprodução/GalaxyS5US)

Pela primeira vez em sua história de dominação do mercado mobile, a Samsung resolveu liberar oficialmente diversas informações sobre o seu maior lançamento do ano, o Galaxy S5. O vice-presidente do setor mobile da companhia, Lee Young Hee, esclareceu em uma longa entrevista com o Bloomberg durante a CES 2014 vários pontos em que os rumores só especulavam.

Para começo de conversa, o novo top de linha da Samsung deve mesmo continuar sendo lançado no cronograma tradicional da série, entre março e abril de cada ano. Com isso, vários rumores sobre um lançamento do aparelho já em fevereiro na Mobile World Congress caem por terra. “Nós temos lançado nosso primeiro top de linha sempre na primeira metade do ano, entre março e abril, e nós ainda estamos mirando o lançamento para esse período,” disse Lee.

Durante a entrevista, ele chegou a admitir que os consumidores ficaram um tanto decepcionados com o design do Galaxy S4, que recebeu poucas mudanças em relação ao Galaxy S3. Por conta disso, ele explicou que a empresa está “voltando ao básico” no quesito design para o S5, aparelho que terá como foco a tela e a forma como as pessoas sentirão a carcaça do dispositivo nas mãos. Ou seja, podemos esperar então um aparelho com uma aparência mais sóbria, sem muitos detalhes dispensáveis. Lee ainda confirmou que um Galaxy Gear melhorado será lançado juntamente com o aparelho.

Segurança biométrica

Qual será a decisão da Samsung nessa área? A Apple resolveu partir para o mais simples e colocou um leitor de impressões digitais em seu mais novo iPhone e a HTC fez o mesmo, mas a Samsung não parece empolgada em simplesmente continuar nessa linha. De acordo com o VP do setor mobile da fabricante, há a possibilidade de o Galaxy S5 trazer um leitor de íris. Contudo, a empresa ainda não tomou nenhuma decisão nesse sentido, e esse sistema de segurança está apenas sendo estudado pelos desenvolvedores do dispositivo.

Ainda assim, considerando o fato de que a Samsung parece se importar bastante com a receptividade de seus produtos mais caros pelo público, a possibilidade do “leitor de olhos” continua com seu brilho. “Muita gente é fanática pela tecnologia de reconhecimento de íris... Nós estamos estudando essa possibilidade”, comentou Lee sobre a inclusão do sistema no S5.

Será que ele vem mesmo com leitor de íris? (Fonte da imagem: Reprodução/Galaxy S5 Info)

Mais rumores

Com as declarações de Lee Young Hee, muita conversa fiada sobre o novo top de linha da coreana foi descartada. Ainda assim, algumas dúvidas permanecem e outras novas foram levantadas. Com a confirmação de que a empresa estaria “voltando ao básico”, podemos imaginar que isso possa ser referente também à interface do aparelho, e não apenas à sua aparência física. A possibilidade de um novo TouchWiz foi levantada recentemente e talvez possa acompanhar o novo lançamento da coreana.

Há também rumores sobre a linha “F” do Galaxy S5. Essa série do top de linha da coreana é conhecida por trazer aparelhos com aparência mais chamativa e de melhor qualidade que os modelos tradicionais e, por isso, imagina-se que essa versão do S5 é a que trará corpo de metal — mas não em todo ele, já que ainda haverá acabamento em plástico.

Como Lee não chegou a comentar sobre nenhuma especificação técnica do novo aparelho, até o momento acredita-se que ele deva chegar ao mercado com uma tela de resolução 2560x1440 de 5’’, processador de 64 bits, 4 GB de RAM e câmera de 16 MP ISOCELL. Nada disso foi confirmado até o momento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.