Meio bilhão de pessoas ao redor do mundo já navegam através de redes 4G

1 min de leitura
Imagem de: Meio bilhão de pessoas ao redor do mundo já navegam através de redes 4G

A tecnologia conhecida como LTE/4G começou a ser implantada há cinco anos, em 2009, mas só recentemente obteve alguns números interessantes. Conforme dados revelados pela GSMA Intelligence, 490 milhões de pessoas em todo o mundo já têm acesso à tecnologia.

Embora o número não pareça tão expressivo, as previsões apontam que a soma deve atingir 875 milhões de clientes para finais de 2015. Atualmente com 350 operadoras compatíveis, a cobertura LTE alcança aproximadamente 27% da população mundial.

O crescimento é maior nos países desenvolvidos e na Ásia, que juntos somam 93% dos acessos, deixando para trás a América Latina, com 2% e a África, com apenas 1% Os altos custos da implementação das redes 4G são apontados como o maior empecilho em países subdesenvolvidos, que utilizam predominantemente conexões 2G e 3G.

A China (com 300 milhões de usuários) lidera o ranking e é apontada o maior mercado de 4G do planeta. Contudo, países como Coreia do Sul e Japão possuem os melhores percentuais de cobertura, já que quase dois terços dos seus territórios têm acesso às redes de alta velocidade.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.