Inserindo cabeçalhos, rodapés e numeração em seus documentos

É muito fácil dar uma ótima apresentação a seus documentos.
  • Visualizações28.480 visualizações
Por Danilo Amoroso em 19 de Novembro de 2008

Cabeçalhos e rodapés dão uma cara profissional e organizada aos seus documentos. Com eles você pode inserir textos com diferentes tipos de informações: números de página, data e hora, logomarca, título, nome do arquivo, etc. Essas informações podem ser distribuídas pelas margens superior, inferior e lateral de cada página de um documento.

No Word 2007, basta utilizar a guia “Inserir” para começar a criar um cabeçalho ou rodapé para que ele seja inserido no documento. Repare no grupo “Cabeçalho e Rodapé”, onde você terá três opções: “Cabeçalho”, “Rodapé” e “Número de Página”.

Atente para o grupo

Clicando em “Cabeçalho” ou “Rodapé”, você verá uma série de modelos já prontos para inseri-los no documento. Basta clicar sobre um deles.

São vários modelos de cabeçalho e rodapé.

O cabeçalho ou rodapé será adicionado ao documento. Perceba que uma nova guia será criada e que você não poderá editar o conteúdo de texto.

Nesta guia, você poderá executar diferentes tarefas: inserir data e hora, partes rápidas (trechos que podem ser reutilizados em um documento), imagens e clip-art.

Também é possível navegar pelos cabeçalhos e rodapés de todo o documento através do grupo “Navegação”. Isso lhe permite dar uma geral para ver como ficou o resultado.

Já com o grupo “Opções”, você pode diferenciar o cabeçalho ou rodapé da primeira página ou diferenciá-lo entre páginas pares e ímpares. Clicando em “Mostrar Texto do Documento”, você exibe ou não o texto, o que facilita para que você visualize o efeito criado.

Utilize as ferramentas do grupo “Posição” para alinhar o cabeçalho ou rodapé. Determine as distâncias acima e abaixo para posicioná-los da maneira que você julgar melhor. Clicando em “Inserir Tabulação de Alinhamento”, você pode definir o alinhamento e o preenchimento das bordas.

Para concluir a inserção de um cabeçalho ou rodapé e poder editar o documento novamente, clique em “Fechar Cabeçalho e Rodapé”. Para habilitar a guia de edição novamente, basta dar um duplo clique sobre o cabeçalho.

Uma guia especial é criada.

O modelo de cabeçalho e rodapé que você criou pode ser salvo. Para isso, selecione o cabeçalho, clique na guia “Inserir”. Clique em “Cabeçalho” e, por último, em “Salvar Seleção na Galeria de Cabeçalhos”.

Salve seu modelo de cabeçalho ou rodapé.

Para remover um cabeçalho ou rodapé, basta selecioná-lo, seguir o caminho até o grupo “Cabeçalho e Rodapé” e clicar na opção “Remover Cabeçalho” ou “Remover Rodapé”.

Remover cabeçalhos e rodapés é fácil.

Números e páginas

Para inserir e editar numeração de página, acesse a guia “Inserir”, o grupo “Cabeçalho e Rodapé” e clique em “Número de Página”. Um menu será expandido com as seguintes opções:

O menu para inserção de numeração de páginas.“Início da Página”: clique aqui para numerar as páginas no início, escolhendo um modelo entre vários.

“Fim da Página”: mesmo procedimento, porém com a numeração no final das páginas.

“Margens da Página”: mesmo procedimento, porém com a numeração nas margens das páginas.

“Posição Atual”: aplica a numeração onde o cursor estiver posicionado.

O número de uma página pode ser aplicado em qualquer canto e com formatação especial. Por exemplo, é possível aplicar efeitos e flechas.

Definindo a formatação dos números nas páginas.

“Formatar Números de Página”: clique aqui para configurar a exibição dos números, definindo se eles devem ser exibidos em ordem numeral (padrão) ou em outros formatos como “a, b, c”. Defina também a inclusão ou não de números em capítulos. Esses capítulos são definidos automaticamente por você. Por último, você define quando a numeração deve ser iniciada.

Ajuste os últimos detalhes antes de inserir numeração.

Para remover a numeração de um documento, basta clicar em “Remover Números de Página”.

Removendo numeração de páginas.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!