Dicas do Windows 7: como mudar a pasta padrão dos arquivos baixados pela opção "Salvar como..."

Personalize o local de salvamento dos documentos do seu Windows 7 e ganhe mais tempo em suas atividades.
  • Visualizações35.097 visualizações
Por Rodrigo Prada em 24 de Agosto de 2010

Você já notou que os documentos salvos em seu computador sempre são encaminhados para um mesmo diretório? Mesmo que você escolha a opção “Salvar como”, a pasta de partida é sempre a mesma.

Quem pretende alterar o local de salvamento dos arquivos, precisa fazê-lo manualmente toda vez em que um novo documento for salvo, a menos que o usuário altere o local padrão. No Windows 7, existem duas maneiras simples de definir essa pasta. Escolha qual lhe agrada mais e mãos à obra:

Dentro do “Salvar como”

Ao clicar na opção “Salvar como” dentro de qualquer programa do Windows 7 (como Word ou Bloco de notas), o sistema encaminha você para a escolha do diretório. Ao invés de apontar uma pasta, selecione a opção “Inclui: X locais”.

Dicas do Windows 7: como mudar a pasta padrão dos arquivos baixados pela opção

Nela, clique em “Adicionar” e aponte para a pasta que deseja usar como padrão para salvar seus documentos. Ao final, clique com o botão direito sobre o diretório que você acabou de incluir e escolha a opção “Definir como local de armazenamento padrão”.

Dicas do Windows 7: como mudar a pasta padrão dos arquivos baixados pela opção

Através da biblioteca

Abra o Windows Explorer e localize a opção “Documentos/Biblioteca”. Clique com o botão direito sobre ela e selecione a alternativa “Propriedades”.

Dicas do Windows 7: como mudar a pasta padrão dos arquivos baixados pela opção

Dentro da janela que se abre, aponte um novo diretório clicando em “incluir uma pasta...”. Selecione então o diretório que acabou de definir e clique em “Definir local de salvamento”. Basta aplicar as mudanças para que, na próxima vez em que for salvar seus documentos, o Windows sugira o local que você definiu.

Dicas do Windows 7: como mudar a pasta padrão dos arquivos baixados pela opção

Se desejar, através deste método, é possível otimizar uma pasta para cada qualidade de arquivo como Documentos, imagens, vídeos... Pequenas dicas como essa podem economizar um bocado de tempo dos usuários e deixam seu computador cada vez mais personalizado.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!