Windows 10: como mudar o idioma do sistema para o português do Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como mudar o idioma do sistema para o português do Brasil

Temos chamado o Windows 10 de o “Hércules da Microsoft”. Sim, é verdade: o novo sistema operacional (OS) da empresa não tem de cumprir os doze penosos trabalhos da figura mitológica grega.

Mas a proposta do software é tão ousada quanto as tarefas do filho de Zeus. Por meio de um único sistema, com interface e aplicativos também compartilhados, a Microsoft quer integrar computadores de mesa, notebooks, celulares e tablets (entenda).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A versão de testes, agora sob o nome de Windows 10 Insider Preview, já pode ser baixada (saiba como instalar o programa e certifique-se de ler as recomendações da Microsoft nesta página). Fato é que muita gente está colocando a prévia do Windows 10 à prova, e, aos poucos, as novas ferramentas do OS têm sido descobertas.

Desta vez, você vai aprender a alterar o idioma do Windows 10 Insider Preview. No momento em que o sistema é baixado, a Microsoft identifica automaticamente a região do usuário e sugere, assim, a linguagem mais apropriada para seus clientes.

Se, por algum motivo, sua intenção é instalar outro idioma para ler os textos do programa em seu sistema, os passos a seguir devem ser executados. Nota: após instalados, os pacotes de idioma devem ser ativados; eles passam a rodar somente quando o computador é reiniciado.

Passo 1 – Configurações

Aperte a tecla “Windows”, simbolizada pela janela, ao lado de “Alt” em seu teclado, ou clique sobre a tradicional janelinha que encontra-se à esquerda do canto inferior de sua tela. Aberto o “Menu Iniciar”, vá então em “Settings” (em nosso caso, usamos o inglês ilustrar como o procedimento deve ser feito).

Passo 2 – Opções de idioma

Em seguida, abra “Time & language” e, ainda nessa opção, clique sobre “Region & language”. Em “Languages”, os pacotes de idioma instalados em seu sistema serão mostrados; o próximo passo descreve como baixar mais patchs.

Passo 3 – Faça o download e instale o pacote

Clique sobre a aba “+ Add a language” então explore as opções exibidas a seguir. Idiomas que vão do árabe ao sueco vão ser exibidos. Em nosso exemplo, usamos, naturalmente, o “Português (Brasil)”.

Baixe o idioma selecionado e na opção “Time & language”, nos conformes do descrito pelo “Passo 2”, clique em “Português (Brasil)”. Por fim, escolha o botão“Set as default”. Pronto. Reinicie sua máquina para ler os textos do sistema em português, espanhol ou chinês, dependendo do pacote instalado.

Clique aqui e confira as últimas novidades relacionadas ao Windows 10. Nesta página, mais dicas sobre como personalizar o mais recente sistema da Microsoft podem ser conferidas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.