WhatsApp no Android agora marca conversas como não lidas e ignora contatos

2 min de leitura
Imagem de: WhatsApp no Android agora marca conversas como não lidas e ignora contatos

Há algum tempo, o WhatsApp recebeu uma atualização que dá aos usuários a possibilidade de saber se a sua mensagem enviada foi lida ou não. Agora, um novo update na versão para o Android permite que você faça algo um pouco diferente: marque uma conversa como "não lida" para verificar o seu novo conteúdo posteriormente. Vale lembrar, usuários de Windows Phone já contavam com esse recurso.

A opção em questão foi vista pela equipe do site Android Police e é referente à versão v2.12.194. Após instalá-la, o usuário tem a opção de colocar o dedo e mantê-lo sobre uma conversa para abrir a caixa de opções e encontrar, na parte de baixo, a possibilidade de marcá-la como não lida.  Após isso, uma esfera verde vai indicar as mensagens que ainda não foram visualizadas. Entretanto, vale ressaltar que fazer isso não vai indicar para o contato que você não leu a mensagem enviada, funcionando mais como um lembrete para os usuários.

Nova opção vai permitir marcar conversas como "não lidas", servindo apenas como um lembrete para os usuários.

Ignorando contatos específicos

Porém, as novidades não param por aí. Depois do update, também vai ser possível ignorar as mensagens enviadas por determinado contato específico, o que antes só era permitido para os grupos do WhatsApp. A função pode ficar ativa por 8 horas, uma semana ou até um ano.

Depois da atualização, também será possível silenciar um contato específico por determinado período de tempo.

Notificações personalizadas

Somado a isso, a atualização também permite personalizar notificações para contatos e grupos. Entre as novidades estão a possibiliade de configurar sons e tipo de vibração para chamadas e mensagens, além de ajustar a luz de notificação.

Notificações personalizadas e específicas para grupos e contatos.

Redução do uso de dados

Por fim, a atualização também trouxe a opção de reduzir o uso de dados durante chamadas de voz. Essa função é extremamente útil para locais em que o sinal da internet não é bom ou quando o plano de dados é limitado ou está lento. Para encontrar esse recurso, vá até Ajustes > Configurações de Chamada > Reduzir uso de dados. Vale ressaltar que essa novidades já estava disponível para o iOS.

Agora também é possível reduzir o uso de dados em chamadas de voz.

Como instalar a atualização

Enquanto o update não estiver disponível na Google Play, vai ser preciso baixar manualmente a atualização se você quiser usufruir dessas novidades. Para isso, acesse o site oficial do WhatsApp e, na aba "Download", baixe a versão desejada. Para instalá-la, lembre-se de permitir fontes desconhecidas nas configurações do seu aparelho (Configurações > Segurança > Fontes desconhecidas). Transfira o APK para o dispositivo – ou baixe a partir dele mesmo –, selecione-o e prossiga com a instalação.

O WhatsApp já se tornou o seu principal aplicativo para conversas? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.