PvP em Pokémon GO: confira todos os detalhes das batalhas entre treinadores

5 min de leitura
Imagem de: PvP em Pokémon GO: confira todos os detalhes das batalhas entre treinadores

Durante um evento online fechado para a imprensa, a Niantic finalmente revelou como vão funcionar as batalhas diretas entre jogadores em Pokémon GO. As disputas PvP são a última função ausente que havia sido prometida já no vídeo original de revelação do jogo, mas foram anunciadas para “breve” em tweets recentes da desenvolvedora. Agora, a companhia nos forneceu todos os detalhes sobre a aguardada mecânica de combate entre treinadores.

Para começar uma luta contra outro jogador, será necessário acessar uma nova área de batalha dentro da aba “Por perto”. Lá, você encontrará um código QR que deverá ser escaneado pelo oponente para que a disputa possa começar. Os jogadores deverão estar fisicamente próximos para que esse sistema funcione, de forma que não será possível enviar fotos do código para lutar à distância.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pokemon GO PvP batalha

Ainda assim, jogadores que possuírem amigos nos dois níveis mais elevados (“Ultra-amizade” ou “Amizade sem igual”) poderão desfiá-los para disputas pela internet sem restrições de distância, desde que ambos estejam online ao mesmo tempo. Como os convites expiram rapidamente, não adianta enviá-los para quem estiver offline.

De olho nos prêmios

Também dentro da aba “Por perto”, será possível fazer lutas diárias contra os três líderes dos times Mystic, Valor e Instinct (Blanche, Candela e Spark). Eles serão controlados pela IA do jogo e servirão como uma espécie de treinamento para esse tipo de batalha, mas também renderão recompensas uma vez por dia. Essas lutas contarão como progresso para a medalha Treinador Ás, que tinha sido aposentada quando o sistema dos ginásios foi refeito.

Similarmente, as três primeiras lutas de cada dia contra outros jogadores serão premiadas com Poeira Estelar, Doces e itens evolutivos – incluindo, em casos raros, a tão desejada Pedra de Sinnoh, necessária para evoluir pokémons antigos para formas novas da 4ª geração. Tanto o vencedor quanto o derrotado serão premiados, e caso sejam amigos a luta também aumentará o nível da amizade. Embora disputas além da terceira não rendam mais prêmios, não há limite para a quantidade de batalhas das quais será possível participar.

Pokemon GO PvP batalha

A Niantic não possui planos de realizar campeonatos ou eventos específicos – ou seja, nada de Elite dos Quatro por enquanto. Segundo a desenvolvedora, a ideia da função é estimular a interação presencial entre os jogadores, de forma que novos formatos e mecânicas adicionais devem ser implementadas no futuro. Ainda assim, a empresa ressalta que nada impede a comunidade de criar seus próprios torneios independentes.

Prepare seu time

Uma das mudanças que todos os jogadores devem notar é na tela de status de cada monstrinho, a área onde você normalmente pode evoluir, fortalecer, avaliar ou transferir as criaturas. Por lá, será possível utilizar uma quantidade determinada de Doces e Poeira Estelar para desbloquear um segundo ataque carregado para cada Pokémon. Dessa forma, cada um deles contará com duas opções de golpes entre as atualmente disponíveis.

Ao criar o sistema de batalhas entre jogadores, os desenvolvedores buscaram formas para que jogadores de todos os níveis pudessem se divertir e para que diferentes tipos de monstrinhos fossem capazes de mostrar sua força. Para isso, ao serem desafiados, os treinadores terão que escolher uma entre três Ligas para ditar a limitação da batalha de que participarão na hora.

Pokemon GO PvP batalha

Na Grande Liga, você pode usar apenas pokémons com Poder de Combate (PC) inferior a 1.500, enquanto na Ultra Liga o valor máximo sobe para 2.500. Somente na Master Liga não existe qualquer limitação sobre a força máxima das criaturinhas. Com isso, tanto novatos quanto jogadores experientes poderão adequar o desafio ao nível mais apropriado, além de utilizar estratégias que envolvam monstrinhos cujo poder não permitiria que competissem em níveis elevados, sejam eles lendários ou não. Inicialmente, os únicos pokémons que não podem ser usados nas disputas são Ditto e Shedinja.

Como funciona a batalha?

Além da adição de um segundo ataque carregado, algumas mudanças foram adicionadas ao sistema de combate. Uma vez escolhida a Liga e o time de três monstros que será utilizado por cada jogador, a disputa é iniciada automaticamente. Da mesma forma que acontecia até agora, é possível usar seu ataque rápido tocando em qualquer lugar na tela, e isso faz com que a barra de carregamento dos golpes mais fortes vá se preenchendo aos poucos. Ataques carregados diferentes podem ser preenchidos em ritmos distintos.

Quando um dos movimentos mais poderosos estiver pronto, tocar o botão iniciará uma animação de 5 segundos para que você toque na tela o mais rápido possível para aumentar o dano. Como a mecânica de esquiva não estará disponível nas lutas contra outros jogadores, a única forma de se defender dos golpes mais fortes é usar o novo sistema de Escudo Protetor.

Pokemon GO PvP batalha

Essa defesa pode ser ativada durante os 5 segundos da animação de ataque do oponente e reduz drasticamente o dano recebido. No entanto, a só poderá ser usada duas vezes por cada treinador até o final da partida, então é uma boa ideia escolher bem o momento de proteger um de seus monstrinhos. As batalhas terão um limite de tempo e vence quem derrubar o trio adversário ou quem tiver criaturas com mais vida quando o timer acabar.

Quando chega a atualização?

Até o momento, a Niantic não revelou uma data específica para a chega do sistema de Batalhas de Treinador, limitando-se a dizer que a novidade começará a ser implementada ainda neste mês de dezembro. Inicialmente, a função será liberada apenas para testes de estabilidade com jogadores que estiverem no nível 40, mas será expandida gradualmente para faixas mais baixas. O mesmo aconteceu com outras atualizações e o processo todo costuma levar um ou dois dias.

Com a adição da novidade, Pokémon GO finalmente traz todos os recursos indicados no primeiro trailer de anúncio. As batalhas de Reide contra monstrinhos poderosos e lendários chegaram ano passado e foram seguidas em 2018 por funções bastante desejadas pelos jogadores, como o sistema de amizades e a troca de criaturinhas entre treinadores. A Niantic promete que mais novidades e melhorias serão adicionadas no futuro.

Pokémon GO PvP batalhas

E aí, pronto para competir com seus amigos? Quais estratégias pretende empregar com seu time dos sonhos? Compartilhe aí nos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.