Android perde fatia de mercado para iOS e Windows Phone na Europa

2 min de leitura
Imagem de: Android perde fatia de mercado para iOS e Windows Phone na Europa
Imagem: Clan In Game Italia

Contrariando a tendência observada nos Estados Unidos por um estudo da Consumer Intelligence Partners, a Kantar Worldpanel ComTech divulgou um novo relatório afirmando que os compradores europeus de smartphones estão trocando seus aparelhos Android por iPhones. Segundo a empresa, os dispositivos com o sistema operacional da Google sofreram uma diminuição de sua fatia de mercado nos cinco maiores países da Europa no segundo trimestre.

De acordo com a Kantar, 27% dos compradores de celulares no Velho Continente resolveram abandonar o robozinho verde em favor do iOS durante o período de três meses encerrado em julho deste ano. A situação deve se agravar ainda mais no trimestre atual, já que o lançamento iminente dos iPhones 6s e 6s Plus deve levar a uma diminuição do preço dos populares modelos atuais da Apple, ocasionando um crescimento das compras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale ainda ressaltar que o mercado europeu de smartphones já está bastante saturado, com números recentes indicando que apenas 25% das vendas de aparelhos foram feitas para quem nunca tinha possuído um celular inteligente antes. Dessa forma, a notícia certamente não representa boas novas para a Google, que terá que se esforçar para reverter o quadro no futuro.

E o Windows Phone?

Enquanto isso, a Kantar também revelou que a situação é bastante positiva para o Windows Phone, especialmente na Europa. O sistema da Microsoft teve crescimento de 4% na Alemanha (chegando a 10,1% no país), 1% no Reino Unido (12%), 3,9% na França (12,6%) e 1,5% na Itália (14,5%). A única queda entre os cinco maiores mercados da região foi na Espanha, onde a fatia de mercado da plataforma recuou 0,6% (ficando com 4% do total).

No que diz respeito a Ásia e Pacífico, o Windows Phone também teve ligeiras melhorias, mas continua com uma representatividade quase insignificante. No trimestre observado, a fatia do sistema chegou a 0,1% no Japão (onde não tinha nada) e 1,5% na China. O ponto alto da presença da plataforma da Microsoft naquele que é um dos maiores mercados de smartphones do mundo foi a Austrália, onde conquistou 6,9% das vendas.

Já nos EUA, a fatia de mercado do Windows Phone repetiu a tendência dos últimos trimestres de se manter entre os 3 e 4%, ficando com 3,8% no período de três meses. Por fim, o estudo também mostra que o sistema da empresa de Bill Gates foi o único a crescer no Brasil com relação ao mesmo período do ano passado, indo de 3,7% para 5,9% das vendas – Android, iOS, BlackBerry e as demais plataformas sofreram quedas.

Os resultados da Microsoft podem melhorar ainda mais quando a versão mobile do Windows 10 finalmente for liberada para todos. Por outro lado, tanto a Google quanto a Apple também estão prestes a apresentar novidades que podem abalar esse quadro, com a chegada iminente do iOS 9 e do Android 6.0 Marshmallow.

Você trocaria seu sistema operacional móvel atual por algum outro? Se sim, qual e por quê? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.