Android x iOS: estudo indica qual sistema tem usuários mais leais

1 min de leitura
Imagem de: Android x iOS: estudo indica qual sistema tem usuários mais leais
Imagem: Mokey See Monkey Doh! Blog

Nesta época, em que muita gente trata marcas de produtos como se fossem time de futebol, o senso comum costuma nos dizer que os usuários do iOS tendem a ser mais leais à plataforma da Apple do que quem possui um aparelho com Android é com o sistema da Google. Um novo estudo da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), no entanto, vem para mostrar que a realidade pode ser exatamente o contrário do que a maioria de nós pensava.

A instituição passou os últimos dois anos observando grandes quantidades de dados a respeito da compra de smartphones e os compilou em um estudo. Ao fazer isso, a CIRP percebeu que 82% dos proprietários de um aparelho com Android tendem a preferir o SO da Gigante das Buscas na hora de trocar de aparelho, enquanto 78% dos usuários do iOS costumam continuar com a plataforma da Maçã.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As informações revelam ainda que a quantidade de pessoas trocando o sistema operacional da Apple pelo da Google é de 20%, superando os 16% que passaram do Android para o iOS. Menos surpreendente, no entanto, é a informação de que a maioria das pessoas que compram seus primeiros aparelhos tende a escolher a plataforma do robozinho verde – o que pode ser explicado em grande parte pelos aparelhos mais baratos disponíveis.

Conflito de afirmações

Segundo a CIRP, a dinâmica entre os dois sistemas operacionais ainda não é algo bem compreendido e até mesmo a taxa básica de retenção dos consumidores não é muito conhecida no mercado. “O senso comum diz que o ‘ecossistema” da Apple promove lealdade, enquanto o Android prontamente cede usuários para o iOS. Nossa análise [...] indica que a lealdade ao sistema da Google alcançou e até superou a da Maçã”, diz o estudo.

As informações reveladas podem ser ainda mais surpreendentes para aqueles que acompanham de perto as notícias sobre o mercado de dispositivos móveis, já que a própria Apple relatou um quadro oposto recentemente. Durante uma conferência de rendimentos da empresa, o CEO, Tim Cook, afirmou que a quantidade de pessoas trocando o Android pelo iOS no segundo trimestre de 2015 foi “a maior já mensurada” pela companhia.

Você trocaria seu sistema operacional móvel atual por algum outro? Se sim, por qual e por quê? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.