(Fonte da imagem: Reprodução/theusindependent)

O nome de Edward Snowden anda aparecendo em notícias relacionadas aos atos de espionagem dos Estados Unidos há algum tempo. Isso porque o rapaz, que já trabalhou para a NSA, vazou diversos documentos sigilosos da organização, com o objetivo de mostrar ao mundo o que os EUA estavam fazendo através da internet.

Contudo, você já se perguntou como Snowden consegue utilizar a internet sem ser rastreado? De acordo com informações do site Wired, parte dos esforços do exilado para manter a sua localização exata em segredo é feita com o sistema operacional Tails. Dessa maneira, eles consegue impedir que os EUA monitorem as suas atividades.

Esse software é uma versão modificada do Linux, com foco extremo na segurança e privacidade do usuário. Além disso, o programa cabe dentro de um pendrive, DVD ou SD, possibilitando a utilização em qualquer máquina — com isso, você estaria seguro em computadores de uma lan house, por exemplo.

Vários níveis de proteção

Para que isso realmente aconteça, o sistema operacional passa toda a conexão pelo pacote Tor — clique aqui para saber mais sobre o assunto —, impedindo que outras pessoas rastreiem você. Como uma espécie de reforço, os emails são criptografados por OpenPGP (padrão aberto de criptografia), enquanto mensagens de chats são protegidas por Off-the-Record (criptografia voltada para mensagens instantâneas).

Caso você esteja se perguntando, o Tails não permite que dados sejam salvos no computador que você estiver utilizando. Tudo fica guardado na memória RAM, a não ser que você dê o comando para que algo seja guardado de forma permanente. No entanto, o sistema não é à prova de erros, tanto que os seus desenvolvedores o indicam apenas para atividades que realmente envolvam o anonimato.

Se você é uma pessoa que tem segredos para guardar e ficou interessado no assunto, clique no botão abaixo para realizar o download do programa e clique aqui para conferir alguns passos de instalação e uso.

Baixar Tails