Facebook está trabalhando na atualização do recurso 'Amigos Próximos'

1 min de leitura
Imagem de: Facebook está trabalhando na atualização do recurso 'Amigos Próximos'

O Facebook não está medindo esforços para ampliar sua plataforma. Com outro foco da recente nova forma de publicação de vídeos, o intuito agora é atingir os usuários comuns. O recurso "Amigos próximos" (em inglês: Nearby Friends) está para ser refeito, visto que já existe há 4 anos e não recebeu muita atenção.

Basicamente, a função do recurso é compartilhar a localização do usuário e de seus contatos, buscando facilitar encontros. Quando implementado pela primeira vez, não tinha uma interface muito amigável e não foi se popularizou — principalmente pela falta de confiança com a rede social, envolvida em diversas polêmicas.

Essa iniciativa do Facebook é também competir frente a frente com o Snapchat. Assim como o recurso Stories — presente no Facebook, Instagram e chamada de Status no Whatsapp — o recurso se assemelha bastante com a função oferecida pela competidora. O Snapchat possui o Snap Map desde 2017, recurso que permitia visualizar eventos, notícias e localização de amigos com bastante precisão (mas apenas com autorização do usuário).

A diferença entre as duas aplicações é que, no caso do Facebook, a localização compartilhada não é exata, mas sim aproximada. Iniciativa tomada, provavelmente, para evitar rejeição do recurso por problemas de privacidade.

A rede social também trabalhou em uma apresentação de status feita por Emojis (chamado Your Emoji), capaz de representar o humor e a disponibilidade de usuários. Esse recurso pode ser implementado junto ao Nearby Friends para melhor interatividade entre amigos. E, quem sabe, promover mais encontros pessoalmente.

E você? Adotaria o novo recurso do Facebook?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.