O criador do Orkut voltou e agora tem uma rede social chamada 'hello'

2 min de leitura
Imagem de: O criador do Orkut voltou e agora tem uma rede social chamada 'hello'

O Orkut voltou! Não, não a rede social que todos os brasileiros adoravam até ser fechada alguns anos atrás, mas sim Okrut Büyükkökten, criador da página em 2004. O empresário e programador anunciou o lançamento de uma nova empreitada, o site hello.

Trata-se de uma nova rede social, que estava em desenvolvimento desde que o Orkut foi fechado, em 2014 — ele até havia anunciado que o site logo sairia, mas tudo acabou atrasando. A equipe é formada por ele e outros engenheiros ex-Google, porém de uma forma bem mais modesta, em um pequeno escritório em San Francisco.

O diferencial do site é que ele não conecta você só com pessoas que você conhece, mas também foi meio de afinidades, paixões, coisas curtidas em comum. Assim, fora os contatos de sempre, é possível descobrir gente com muito em comum e que esteja perto de você.

Prazer, Orkut.

Diga olá aos amigos

Como muitas redes sociais, aqui você pode publicar textos, imagens, vídeos e outros tipos de conteúdo para os outros verem, gostarem e comentarem. Além disso, no hello, você pode participar de pequenas comunidades a respeito de um tema em comum. Elas são chamadas de "Personas" e você escolhe de cinco a 100 mais usuários que se identificam com você. Há ainda o "Folio", um feed personalizado com conteúdo só dos seus contatos favoritos.

Uma página chamada "Potentials" mostra pessoas que o site apresenta a você e que podem ser os seus próximos grandes amigos. Relembrando os bons tempos de "Colheita Feliz", o hello ainda apresenta joguinhos online e um ranking para você desafiar seus amigos.

Carta de despedida

Com a chegada do hello, Büyükkökten também coloca a última pá de terra na sepultura do site. Na página da finada rede social, o empresário colocou uma carta de despedida — e recomeço — que vai balançar o coração dos brasileiros que ficaram tristes com a morte do Orkut.

Eu tenho esperança sobre esse nosso mundo. Eu tenho certeza que quanto mais nos conectarmos, mais bonito ele se tornará. Eu criei o orkut com isso em mente - Orkut Büyükkökten

"Em 2014 quando a Google anunciou que estava fechando orkut, foi um momento triste para nós. Orkut tinha se tornado uma comunidade com mais de 300 milhões de pessoas e foi uma incrível aventura para todos nós. Ninguém queria que perdêssemos o que tínhamos criado juntos", diz. Clique aqui para ver a carta completa.

Disponibilidade

O hello já está no ar para Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia — tanto em versão web (para o navegador) quanto em apps para Android e iOS. Ele chegará ao Brasil e a outros países selecionados em agosto de 2016. Por enquanto, você já pode pedir um convite pelo site oficial da rede social neste link. Será que ele vai fazer o mesmo sucesso estrondoso do antecessor?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.