NVIDIA Tegra 4i é mostrado em funcionamento e promete ótimos resultados

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA Tegra 4i é mostrado em funcionamento e promete ótimos resultados

Emulação de uma rede 5G (Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

Desde que o processador NVIDIA Tegra 4 foi anunciado para os consumidores, esperava-se que uma nova versão dele fosse mostrada com integração às funções 4G LTE. Agora, finalmente a empresa norte-americana mostra o chip para portáteis com novas funcionalidades de conectividade avançada. Trata-se do NVIDIA Tegra 4i, com um modem Icera i500 LTE integrado — sendo capaz de oferecer até 150 Mbps de velocidade.

Vale dizer também que o modem 4G LTE integrado ao chip NVIDIA Tegra 4i é 40% menor do que os modems utilizados pela atual geração de smartphones. Com isso, além de mais velocidade nas conexões, os aparelhos que o utilizarem também podem ganhar alguns pontos em economia de energia elétrica — o que aumenta a autonomia das baterias.

150 Mbps? O que vem depois?

É claro que a velocidade de 150 Mbps é teórica e não pode ser conseguida nas ruas, mas mesmo assim é preciso dizer que os 150 Mbps são maiores do que os 100 Mbps oferecidos pela maioria dos chips LTE existentes no mercado atualmente. Durante um evento em Las Vegas, a NVIDIA mostrou o funcionamento total destes chips de Categoria 3 e também exibiu vários progressos referentes aos sistemas de Categoria 4.

Isso significa que a empresa está investindo fortemente na próxima geração dos chips de conectividade móvel — que devem chegar em alguns anos, quando as empresas de telefonia estiverem prontas para transmitir sinal de internet 5G. É claro que isso foi feito com emulações, afinal de contas ainda não existem equipamentos capazes de transmitir sinal nas frequências 5G.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.