iPhone: como emular games do Super Nintendo [jailbreak]

2 min de leitura
Imagem de: iPhone: como emular games do Super Nintendo [jailbreak]

O Jailbreak possibilita diversas modificações em seu dispositivo com iOS. Uma delas é a possibilidade de se instalar emuladores nos gadgets da Apple. Com este guia, você vai aprender a baixar o emulador e configurar a melhor forma de jogar seus games preferidos do Super Nintendo diretamente no seu aparelho.

Pré-requisitos

Antes de começar, é preciso que o seu aparelho seja “liberado” para a instalação de aplicativos não oficiais através do Jaibreak. Para aprender a fazer isso, acesse este artigo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Faça você mesmo

Quando é feito o jailbreak nos iGadgets da Apple, é instalada uma segunda loja de aplicativos, semelhante à AppStore: trata-se da Cydia, onde podem ser encontrados diversos softwares “não oficiais” para iOS, ou seja, nenhum programa encontrado ali é certificado pela Apple e isso significa que eles podem prejudicar o funcionamento do seu aparelho. Portanto, prossiga com cuidado.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Assim que você abrir o Cydia, é preciso selecionar a busca e digitar o nome do emulador: Snes9x EX. Quando ele aparecer na lista, toque no nome dele, e a tela de instalação deve se abrir. Clique em “Install” e depois em “Confirm” para prosseguir com a configuração. Feito isso, o software será instalado no seu aparelho.

Dica: todos os aplicativos instalados através do Cydia não podem ser desinstalados da mesma maneira que os aplicativos copiados via AppStore. Para remover os programas, você deve acessar a loja novamente e, dentro do item “Manage”, removê-los.

Configurando o emulador

Depois de instalar o aplicativo, acesse o emulador. A tela inicial traz as funções principais do programa, como iniciar o jogo, salvar, carregar e a tela de opções, que permite configurações avançadas:

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Video: aqui você pode configurar o aspecto dos jogos, assim como alguns efeitos especiais para garantir mais fluidez na imagem caso algum game fique mais lento;

  • Audio: configurações básicas de som;
  • Input: dentro dessa opção, é possível configurar o controle para os jogos. Caso você tenha algum joystick pré-configurado para funcionar com o seu dispositivo iOS, ele poderá ser selecionado nessa tela;
  • System: configurações gerais do emulador;
  • GUI: o último item do menu de configurações permite modificações na interface do Snes 9x EX, como o aumento do tamanho das fontes e outras alterações.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Antes de iniciar o jogo, é preciso enviar os games para o emulador. Para saber como gerenciar e transferir arquivos para o seu dispositivo, clique no link abaixo.

Feito isso, basta selecionar a opção “Load Game”, encontrada na interface principal do emulador, e carregar o jogo desejado.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Os controles devem aparecer na tela automaticamente, caso você não possua um joystick instalado. Utilizando o aparelho em pé, a tela fica dividia em duas partes, sendo a de cima com o jogo e a de baixo com o controle.

Com a tela no sentido horizontal, o game passa a ocupar a tela inteira, contudo os comandos ficam sobre o jogo, como acontece em muitos games para iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.