10 novidades do iOS 9 que você precisa conhecer [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: 10 novidades do iOS 9 que você precisa conhecer [vídeo]

Lançado oficialmente no dia 16 de setembro deste ano, o iOS 9 traz uma série de novidades para os fãs da Apple. Embora muito pouco tenha mudado em termos visuais, a plataforma sofreu diversos ajustes “debaixo do capô” que o tornam mais inteligente e apto a desempenhar com rapidez uma grande variedade de tarefas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste artigo, reunimos algumas das principais novidades que a empresa trouxe para fãs do iPhone, iPad e iPod Touch. Vale notar que esses são somente alguns dos recursos que mais chamaram atenção de nossa redação. Então, se alguma dica ou curiosidade que você conhece ficou de fora, aproveite para compartilhá-la em nossa seção de comentários.

Sistema de buscas universal

O iOS 9 marca a estreia de um novo sistema de buscas universal que se prova bastante completo. Você não precisa mais perder tempo no painel de configurações para encontrar uma função específica: basta digitar algumas palavras para que as opções mais adequadas sejam destacadas na tela.

O sistema também funciona em aplicativos terceirizados, mas é preciso que eles tenham sido atualizados para suportar esse recurso. A novidade é totalmente integrada ao assistente de voz Siri, que ganhou ainda mais poder com a atualização.

Spotlight

Ao deslizar o dedo para a direita a partir da tela inicial do sistema, o iOS 9 revela a nova área Spotlight. A partir dela, você pode conferir sugestões de aplicativos baseadas em seus hábitos de uso, notícias e outros recursos integrados aos aplicativos da Apple.

A área também serve como um novo campo de buscas inteligente, que exibe tanto resultados da internet quanto opções relacionadas a recursos de seu aparelho. Infelizmente, ainda são poucos os aplicativos que tiram proveito da novidade, algo que deve mudar nos próximos meses.

Novas opções de gerenciamento de energia

A Apple promete que o iOS 9 oferece até uma hora adicional de uso aos aparelhos nos quais ele é instalado. Embora seja difícil comprovar essa alegação na prática, fato é que a empresa se preocupou em disponibilizar novos meios de você prolongar o tempo de uso de seus dispositivos.

A maior novidade é o novo modo de economia de energia disponível no iPhone, que restringe o uso de determinados recursos para poupar carga. A companhia também investiu em um novo sistema que possibilita gerenciar melhor o uso de recursos e detectar quais são os aplicativos que mais consomem energia para que você possa desativá-los.

Slide Over, Split View e Picture in Picture

O novo sistema operacional da Apple trouxe diversas novidades ao iPad que aproveitam melhor a tela avantajada do tablet. A função Slide Over, por exemplo, permite dar uma “espiada” em outros aplicativos sem sair daquele que está ativo no momento, oferecendo uma ótima alternativa para acompanhar redes sociais ou fazer anotações rápidas.

Já o Split View divide a tela entre dois aplicativos compatíveis com o sistema, o que se mostra uma boa solução para quem usa as ferramentas de produtividade disponíveis para o dispositivo. Por fim, o Picture in Picture permite jogar um vídeo para o canto da tela enquanto você realiza tarefas ou confere informações na internet.

Infelizmente, esses recursos atualmente são restritos a um número bastante limitado de aparelhos — somente o iPad Air 2 e o iPad Mini 4 trabalham com ele. Futuramente, eles também vão ser compatíveis com o iPad Pro, que promete tirar bastante proveito deles.

Teclado atualizado

Respondendo aos pedidos de usuários, a Apple modificou o teclado-padrão que acompanha o sistema operacional. A principal novidade é a maior diferenciação entre letras maiúsculas e minúsculas, o que deve acabar com muitos erros cometidos no passado.

Para completar, o iPad ganhou uma série de opções de edição rápida que são exibidas na parte superior do recurso. Com elas, fica mais simples realizar ações comuns como copiar áreas específicas de um texto ou enviar conteúdos para outros aplicativos.

App Switcher reformulado

O sistema de transição de aplicativos da Apple ganhou uma cara nova no iOS 9, agrupando opções de forma bastante semelhante a uma pilha de cartas. A empresa também mudou a direção da transição de apps, que agora devem arrastados para a direita da tela para serem acessados.

Novas ferramentas de fotos

A galeria de fotos do iOS 9 exibe miniaturas das fotografias disponíveis em um álbum, o que torna mais fácil transitar entre elas. A seleção de múltiplas imagens também foi facilitada, o que agiliza processos como anexar conteúdos e apagar fotografias indesejadas da memória de seu aparelho.

O sistema reformulado também passa a criar pastas dedicadas a capturas de tela e a selfies, trazendo uma maior organização aos conteúdos organizados na memória. Para completar, agora basta arrastar para baixo uma fotografia aberta para voltar à galeria de imagens — algo especialmente útil para quem possui dispositivos com telas generosas.

Sistema de notificações modificado

O iOS 9 passa a agrupar as notificações do sistema por data, deixando de lado o agrupamento por aplicativos (que pode ser retomado nas configurações do sistema). Embora ainda falte uma opção de dispensar todos os avisos de uma só vez, a solução adotada pela Apple é um grande avanço em relação ao que era oferecido nas versões anteriores do sistema.

Detecção de fones

Ao conectar um fone de ouvido a um aparelho bloqueado, o iOS 9 inicia a reprodução de músicas de maneira quase automática. Um pequeno ícone do iTunes surge no canto da tela e basta desbloquear o dispositivo para acessar sua biblioteca de músicas — que podem estar armazenadas em seu gadget ou hospedadas no serviço Apple Music.

Conforme você usa o recurso, ele passa a operar de maneira mais inteligente, chegando até mesmo a escolher as faixas que você mais tende a ouvir em determinados horários do dia. A má notícia para quem costuma usar outros programas de reprodução é que essa opção está restrita ao aplicativo da companhia de Maçã no momento atual.

Retorno a apps abertos anteriormente

Nas versões anteriores do iOS, era preciso recorrer ao App Switcher para voltar a um aplicativo anterior caso ele o enviasse a outra página ou app. Com o iOS 9, a Apple inseriu um novo botão na parte superior da tela que permite realizar esse processo de maneira mais rápida — uma solução bastante simples, mas que funciona de forma elegante.

Essas são somente algumas entre as várias novidades que o novo sistema operacional da Apple traz para os fãs da empresa. Clique aqui para conferir nossa análise do novo sistema operacional e aproveite nossa seção de comentários para deixar suas impressões sobre a plataforma ou sugestões de dicas que ficaram de fora de nosso artigo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.