A Netflix não sai dos holofotes nos últimos tempos. O motivo? A forma como a empresa lida com o volume imenso de dados gerados por seus assinantes. Além de usar essas informações para aprimorar a experiência do usuário e aparar arestas de séries e filmes, o serviço de streaming anda mostrando que sabe muito mais sobre as pessoas do que se imaginava – e isso é um pouco assustador. Acontece que, aparentemente, esse poder pode ser usado para o bem e pode ter salvado a vida de um usuário do site.
Segundo a história publicada pelo internauta King-Salamander no Reddit, a companhia enviou uma mensagem para a sua caixa de email perguntando se “estava tudo bem” depois que ele fez uma maratona bastante agressiva na plataforma: assistiu ao seriado “The Office” inteiro, em uma só tacada, em um período de cinco a dez dias. A pergunta da Netflix veio em boa hora, já que o usuário estava desempregado, de férias da faculdade e, de quebra, passando por uma crise grave de depressão.
Nossos vídeos em destaque
)
“Isso fez com que eu me sentisse melhor, sabendo que alguém, mesmo sendo um estranho trabalhando para uma agência de atendimento, se importava com a minha saúde mental”, explicou. Ao que parece o caso de King-Salamander só chamou atenção da equipe de atendimento por conta da mudança brusca no comportamento de consumo da sua conta, que ficou logada ininterruptamente em um período de uma semana – um perfil bem diferente do convencional para aquele usuário.
Vale notar que o caso aconteceu há cerca de três anos, mas só veio à tona agora, ganhando ainda mais relevância por conta das últimas ações da Netflix a respeito de dados e privacidade. Embora esse seja um episódio interessante, não se trata de um procedimento padrão ou mesmo endossado pela empresa de streaming. Em comunicado ao Estadão, a companhia disse que “não aborda proativamente seus assinantes para verificar seus hábitos de visualização”, se restringindo a fazer recomendações de obras que lhes interessem.
)
)
)
)
)
)
)