Photoshop CS5: como usar a ferramenta de recorte com preenchimento automático

Em poucos passos você remove quaisquer objetos de uma imagem obtendo um resultado aceitável e poupando seu tempo.
  • Visualizações154.389 visualizações
Por Fabio Jordão em 3 de Maio de 2010

A Adobe sempre inova em seus aplicativos, mas ao Photoshop nota-se o cuidado especial que a empresa dedica. O editor de imagens mais famoso do mundo sempre permitiu que os designers obtivessem resultados impressionantes, contudo parece que na última versão a desenvolvedora do software exagerou na melhoria dos recursos.

Antigamente era raro encontrar pessoas que realmente soubessem utilizar as ferramentas do Photoshop, porém o tempo passou e o número de tutoriais e ferramentas automatizadas aumentou significativamente. Neste artigo vamos ensinar como remover objetos de uma foto utilizando o novo recurso do Photoshop CS5: o "Content-aware Fill" (Preenchimento considerando o conteúdo).

Testando a ferramenta

Este tutorial não vai torná-lo um mestre no Photoshop e a imagem que escolhemos serve apenas para uma demonstração básica de como utilizar a nova ferramenta do programa da Adobe. Vale frisar que o “Content-aware Fill” não faz milagres, portanto em algumas imagens o resultado pode não impressionar tanto. Veja o vídeo demonstrativo da ferramenta:

Como este tutorial serve apenas como um guia básico, você pode — e deve — testar as dicas em diversas imagens, para observar os diferentes resultados. Portanto, separe algumas em que você note claramente que há objetos que podem ser removidos (árvores, pessoas, carros).

Detalhe: procure escolher imagens com fundos simples, utilizar fotos com muita iluminação pode ser complicado e o resultado acaba ficando bem ruim.

Pré-requisito: Adobe Photoshop CS5

Este tutorial serve apenas para utilizadores da nova versão do Photoshop, não sendo útil para as versões CS4, CS3 e anteriores. Para baixar o Adobe Photoshop CS5 clique no botão abaixo:

Baixar Photoshop CS5

Passo a passo

1) Abra a imagem normalmente;

Imagem original

2) Duplique a camada de fundo;

Duplicar camada

3) Utilizando a ferramenta “Polygonal Lasso Tool” selecione um objeto da imagem;

Selecione o objeto

Nota: não faça uma seleção muito rente, porque o “Content-aware Fill” baseia-se no conteúdo que está em volta do objeto.

4) Acesse o menu “Edit” e clique em “Fill” (ou use o atalho Shift + F5);

Fill

5) Escolha o modo “Content-aware” e clique em “OK”;

Content-aware

6) O objeto foi removido com sucesso;

Resultado parcial da edição

7) Em nossa imagem removemos o avião completamente, porém a sombra mostra que havia um objeto na imagem. Caso você necessite remover mais objetos da imagem faça o mesmo procedimento indicado entre os passos 2 e 5. Confira agora o resultado final da edição:

Resultado final

Nota: caso algum objeto não seja removido com perfeição, você pode usar a ferramenta "Healing Tool" para remover os restos do objeto.

Exemplos

Abaixo modificamos outras imagens, para você conferir as figuras originais e os respectivos resultados.

Antes e depois

Sua experiência

Agora que você já aprendeu como remover objetos de uma forma mais fácil, gostaríamos de ter sua opinião e comentários a respeito dos resultados e experiências que você obteve utilizando nossas dicas. Fique atento no Portal Baixaki para dicas futuras do Adobe Photoshop CS5.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!