Depois de 10 anos, especificações da linguagem HTML5 estão finalizadas

1 min de leitura
Imagem de: Depois de 10 anos, especificações da linguagem HTML5 estão finalizadas

O W3C, consórcio que padroniza a rede mundial de computadores (WWW na sigla em inglês), anunciou que as especificações da linguagem HTML5 foram finalizadas. Isso quer dizer que as regras de utilização dos códigos não vão mais mudar, dando garantia de funcionamento a páginas web ou a aplicativos criados com a versão final.

"Hoje, não pensamos em nada ao assistir a um vídeo nativamente no navegador ou ao rodar um browser num telefone", comentou Tim Berners-Lee, o criador da WWW.

"Nós esperamos ser possível compartilhar fotos, fazer compras, ler notícias e procurar por informações em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Embora permaneçam invisíveis à maioria dos usuários, o HTML5 e a Plataforma Aberta da Web são os motores da crescente expectativa dos usuários".

Nova era

Uma das principais vantagens do HTML5 é o de poder rodar vídeos nativamente nos navegadores, sem precisar de plugins como o Adobe Flash. Além disso, é uma linguagem adaptada para as necessidades das tecnologias móveis, com suas características específicas (como a telas de toque).

Atualmente, muitos aplicativos de celular ou tablet são feitos com a linguagem que começou a ser desenvolvida em 2004. O HTML5, junto com tecnologias como o CSS e o JavaScript, permite páginas mais interativas. Ele é bastante utilizado em jogos, como você pode conferir no site Click Jogos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.