As 15 melhores extensões para Google Chrome

Confira as dicas do Portal Baixaki para tornar o seu navegador muito mais completo e pare de perder tempo com programas adicionais.
  • Visualizações62.511 visualizações
Por Renan Hamann em 12 de Maio de 2010

Os navegadores que mais crescem em volume de usuários são o Mozilla Firefox e o Google Chrome, ambos de código aberto. O primeiro deles ganhou milhões de adeptos por permitir a integração de vários serviços ao próprio navegador, por meio da utilização de extensões criadas por desenvolvedores independentes.

A Google também abriu possibilidades para que desenvolvedores criassem suas extensões para o navegador Chrome, o que gerou um grande número de aplicações integradas muito interessantes para que os usuários não precisassem de aplicativos alheios ao navegador para várias atividades.

Neste artigo, o Portal Baixaki reuniu as extensões mais interessantes para o Google Chrome. Confira agora quais são os 15 aplicativos mais recomendados para que sejam instalados com o navegador da maior empresa relacionada à internet da atualidade.

O Google Chrome está cada vez melhor

Extensões de aplicação direta

Algumas extensões não servem para facilitar o acesso a serviços ou a sites específicos, mas sim para serem aplicadas diretamente no navegador. Ótimos exemplos são o Session Manager, uma ferramenta para o armazenamento de informações de navegação muito funcional que grava dados de várias páginas.

Session Manager salva suas sessões perfeitamente

Também há o Google Chrome Split Screen, que cria uma nova aba dividida ao meio para que duas páginas sejam carregadas simultaneamente. E para evitar que alguém mexa nas suas informações, sessões e abas é importante utilizar o Chrome Lock, que bloqueia o acesso de outros usuários ao navegador.

Google Docs

Um dos grandes trunfos da Google foi o lançamento do Google Docs, que garante a utilização de softwares de escritório sem que seja necessário pagar por isso, nem seja necessário baixar nenhum programa, visto que é tudo online.

Há extensões baseadas no serviço, como o Docs PDF/PowerPoint Viewer, que permite visualizar as miniaturas dos documentos diretamente no navegador, e o Google Docs for Chrome, que integra todos os documentos armazenados no disco virtual do usuário logado.

Acesso direto aos seus documentos

Gmail

O maior serviço de emails do mundo não poderia ficar de fora desta lista de extensões para o Chrome. Foram selecionados dois complementos básicos, porém muito eficientes. Google Mail Checker informa a cada vez em que uma nova mensagem de email chegar à sua caixa de entrada, já Blank Canvas Gmail Signatures permite a criação de assinaturas em HTML, com vários recursos interessantes.

Criando suas próprias assinaturas

Redes sociais

Fenômenos web da década, as redes sociais também possuem suas extensões. Para os “orkuteiros” de plantão recomenda-se a utilização do Orkut Chrome Extension, uma extensão que verifica periodicamente a página do usuário para notificar atualizações e recados deixados pelos amigos.

Facilidade no acesso ao Orkut

O Facebook também possui complementos. Um bastante interessante é o Facebook Styler, que permite a modificação da página inicial do Facebook para alterar as cores de fundo e dos painéis de visualização dos perfis.

Chromed Bird é o cliente de Twitter que se integra ao navegador para levar todas as atualizações dos perfis que o usuário segue diretamente ao Chrome. É bastante similar ao Echofon, utilizado pelo Firefox. Interessante instalar também o Goo.gl URL Shortener, que encurta URLs de uma maneira segura e rápida, muito útil para tweets.  

Miscelânea

Também podem ser utilizada extensões variadas que são muito úteis em diferentes momentos da navegação dos usuários. Para quem possui dúvidas nos mais diversos assuntos, nada mais eficaz do que o Wikipedia Chromium Edition, uma extensão que dá acesso direto às informações armazenadas na Wikipedia.

Wikipedia a um clique

Se estiver lendo algum site e por acaso encontre um link que não pode visualizar no momento, instale o Local Reader Later e assim armazene as páginas para que sejam visualizadas no futuro.

Com o Picnik Extension for Chrome qualquer um tem acesso às imagens armazenadas no serviço Picnik e também direto às páginas de edição e carregamento de novas fotos.

Outra extensão interessante é a No YouTube Comments, que bloqueia a exibição dos comentários do YouTube. Pode parecer inútil, mas é muito interessante para quem tem filhos e quer que eles não possam ler as muitas mensagens ofensivas que alguns usuários postam nos vídeos.

Sem comentários no YouTube

Considerações finais

Você conferiu extensões relacionadas ao Google Docs, ao Gmail e também às redes sociais mais utilizadas pelos usuários de internet brasileiros. Outros quatro complementos indicados para todos os perfis de navegação foram listados também, mas é sabido que muitas extensões excelentes acabaram ficando de fora da seleção.

Você concorda com as escolhas do Portal Baixaki? Acha que algum complemento maravilhoso tenha ficado de fora da lista? Para você, qual o melhor de todos os já criados para o Google Chrome?



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!