Review: placa-mãe GIGABYTE Z170X-Gaming G1

9 min de leitura
Imagem de: Review: placa-mãe GIGABYTE Z170X-Gaming G1

Quando o assunto é placa-mãe, a Gigabyte é reconhecida como uma das fabricantes mais caprichosas. A empresa já tem fama de longa data em produtos top de linha e parece que ela está disposta a continuar inovando no segmento gamer.

A placa Z170X-Gaming G1 é uma das mais robustas que já passou por nossas mãos, sendo altamente recomendada para os jogadores entusiastas que buscam o que há de melhor no mercado.

Este modelo já traz suporte para a sexta geração de processadores Intel Core, o novo padrão USB, espaço para múltiplas placas de vídeo, componentes da mais alta qualidade e um design avassalador. Vamos conferir todos os detalhes do produto.

Especificações

Design de primeira!

Dezenas de placas já passaram por nossas mãos, mas poucas conseguiram causar uma primeira impressão tão impactante quanto a Z170X-Gaming G1. O capricho que a Gigabyte teve na construção do produto é algo que merece ser enfatizado. Trata-se de uma placa-mãe premium, voltada para os consumidores mais exigentes.

Como você pode conferir nas fotos, diversos segmentos da placa são protegidos por dissipadores que, além de efetuarem muito bem seu trabalho na hora de refrigerar os componentes, deixam o visual ainda mais ousado. Todas as conexões traseiras ficam devidamente protegidas por um revestimento que traz o nome da placa.

Vale menção também à combinação de cores, que mescla branco, preto e vermelho de forma coerente — isso sem contar alguns elementos que são prateados. O sistema de áudio da Creative também fica em destaque em meio a tantos componentes, afinal, este é um elemento que é muito requisitado e um dos grandes chamativos do produto.

Até mesmo os slots PCI-Express, destinados à instalação das placas de vídeos, foram personalizados para a composição do layout. Em termos de visual, não há como negar que esta placa é uma verdadeira obra de arte e merece ser instalada em um gabinete com janela de acrílico, afinal, você vai querer mostrar para todos os amigos.

Chipset Intel Z170 Express

O mais recente componente da Intel é um dos destaques da nova Gaming G1. Ele vem com tecnologias como Intel HD Audio, Intel Rapid Storage e Intel Smart Response, o que garante algumas das melhores novidades para quem busca alto desempenho.

Desenvolvido com processo de litografia de 22 nm, este modelo oferece suporte para até 10 portas USB 3.0, seis dispositivos SATA 3.0, componente PCI Express e, claro, overclocking facilitado.

Capacitores de altíssima qualidade

Ainda que muitos componentes desta placa fiquem encobertos pelos dissipadores, nós já sabemos que as placas-mãe da série GIGABYTE G1 gaming integram capacitores sólidos de melhor qualidade e garantem a entrega de máxima eficiência de no mínimo 10 mil horas.

Segundo a GIGABYTE, esses componentes não apenas fornecem uma baixa taxa de resistência equivalente em série, mas também são personalizados na cor preta pela Nippon Chemi-Con, exclusividade das placas-mãe gaming GIGABYTE série 100.

Nova linha de processadores Intel

Projetada para a sexta linha de processadores Intel Core, esta GIGABYTE opera com os seguintes chips: Intel Core i7-6700K, Intel Core i7-6700, Intel Core i7-6700T, Intel Core i5-6600K, Intel Core i5-6600, Intel Core i5-6600T, Intel Core i5-6500, Intel Core i5-6500T, Intel Core i5-6400 e Intel Core i7-6400T.

Esta nova série de produtos Intel é fabricada com processo de litografia de 14nm, tem TDP máximo de 91 watts (para os modelos com o sufixo K), trazem até 8 MB de memória cache L3 e podem rodar com frequências de até 4 GHz. É importante salientar que tais componentes são preparados para overclocking, o que é facilitado pelas tecnologias da GIGABYTE.

Com o recurso TURBO B-Clock Tuning IC, as placas-mãe GIGABYTE Z170 permite o ajuste da frequência BCLK de forma descomplicada. Esta nova opção possibilita a configuração do clock de 90 MHz até 200 MHz, de modo que os overclockers não precisam se limitar aos 5% tradicionais.

Armazenamento de alto desempenho

Considerando o foco do produto, não é de se surpreender que a GIGABYTE tenha caprichado no número de portas SATA, possibilitando que o consumidor possa ter alta capacidade de armazenamento e a melhor performance possível em combinações RAID.

De acordo com a fabricante, o SATA Express combina os benefícios do barramento PCI-Express e do padrão SATA, o que na prática significa maior largura de banda. Em teoria, isso quer dizer que o SATA Express entrega melhor desempenho do que o SATA3.

Além disso, é importante citar que, graças ao suporte do PCIe de 3ª Geração do Chipset Intel, o conector GIGABYTE SATA Express agora pode alcançar uma velocidade de transferência de até 16 Gb/s. E com dois conectores PCIe Gen3 x4 M.2 integrados, a GIGABYTE traz ao usuário a conectividade do PCI-Express para dispositivos SSD.

Resumindo: com esta placa, você pode alcançara incrível velocidade de transferência de dados de até 32 Gb/s por conector, já que o dual M.2 garante uma solução avançada de armazenamento e ainda suporta o modo RAID.

Energia e sistema Dual-BIOS

Com um design de fases de energia do tipo 16+4+2 para a CPU, esta placa oferece o que há de melhor no segmento. Os controladores de energia IR e PowIRstage ICs desta placa-mãe fornecem alta precisão na detecção de corrente. Desta forma, ela distribui a carga térmica uniformemente entre os componentes, evitando problemas de superaquecimento. No fim das contas, isso implica em um aumento na vida útil e maior confiabilidade.

O sistema Dual-BIOS não é uma novidade exclusiva da Z170X-Gaming G1, mas é uma característica que merece ser ressaltada. Na verdade, as placas-mãe da linha Ultra Durable contam com o GIGABYTE DualBIOS, um sistema patenteado que garante proteção a um dos principais componentes do computador: a BIOS.

Com esta tecnologia, você não precisa se preocupar em casos de possíveis danos ao software da placa. Basta realizar uma restauraçãoda BIOS e aproveitar todas as funcionalidades do produto sem ter dores de cabeça.

Memórias DDR4 de até 3.666 MHz

Todo mundo sabe que memória RAM é um componente importante em uma máquina para jogos e, considerando que esta placa já traz o mais recente chipset da Intel, já era de se esperar que ela teria suporte ao mais recente padrão de memória.

A Z170X-Gaming G1 tem quatro slots para memórias do tipo DDR4, sendo capaz de trabalhar com até 64 GB, ou seja, são quatro módulos de 16 GB cada. Graças ao chipset Intel Z170, os componentes são programados para operar em modo dual-channel.

A recomendação inclusive é instalar as memórias em pares para obter ainda mais performance. Aliás, falando nisso, um dos grandes diferenciais do produto está no fato de ser possível utilizar componentes que já trabalham com overclock de fábrica.

Pensando no jogador que pretende extrair o máximo de sua máquina gamer, a Gigabyte incluiu o suporte para componentes de altíssimo desempenho. Esta placa-mãe aceita memórias DDR4 com clock de até 3.666 MHz. Entretanto, também é possível usar componentes de com frequências menores, a partir dos 2.133 MHz.

SLI para até quatro placas de vídeo

Em questão de performance gráfica, a Gigabyte preparou a Z170X-Gaming G1 para rodar múltiplas placas de vídeo. Esta placa-mãe traz quatro slots PCI-Express x16 para instalar modelos da NVIDIA em SLI ou AMD em modo CrossFire.

Entretanto, é importante ressaltar que há um limite de espaço físico, de modo que somente modelos mais compactos (preferencialmente com coolers do tipo blower) podem ser instalados lado a lado. A GIGABYTE já envia as pontes SLI, visando facilitar a vida de quem pretende ligar duas, três ou até quatro placas da NVIDIA.

É interessante ressaltar aqui o capricho nos slots PCI-Express. O revestimento metálico que a fabricante colocou aqui reforça os conectores PCIe que fornecem maior suporte para as placas gráficas mais pesadas. Vale salientar ainda que o revestimento também existe na parte interna, evitando interferências.

Áudio de qualidade impressionante

Os gamers mais exigentes certamente vão se beneficiar do processador de áudio Creative Sound Core3D e do Burr-Brown High End DAC, um conjunto que visa oferecer qualidade de som equivalente à de uma placa de som de alta qualidade externa da Creative.

Vale menção também aos capacitores Hi-Fi grade WIMA e Nichicon audio grade Fine Gold. Eles servem para você experimentar altas frequências com maior clareza. A inclusão da tecnologia de áudio AMP-UP da GIGABYTE torna a solução ideal para áudios, o que segundo a fabricante deve agradar até mesmo os audiófilos.

Esta placa-mãe ainda conta com personalização de som com OP-AMP (amplificador de som operacional) atualizável em ambos os canais, tanto no esquerdo quanto o direito, no áudio traseiro e também um OP-AMP dedicado para o conector de áudio frontal.

WiFi e LAN para quem joga de verdade

Uma placa-mãe gamer não está completa se não tiver um chip de rede realmente robusto, o que levou a GIGABYTE a investir na inclusão do Killer DoubleShot ProTM X3, o qual permite que três adaptadores de rede killer trabalhem em conjunto para uma melhor experiência de rede. São dois chips Killer E2400 GbE LAN e um Killer E1535.

Esta placa já é compatível com os padrões WiFi 802.11ac e Bluetooth 4.1, trazendo dois conectores de rede sem fio na parte traseira. Detalhe importante é o novo utilitário, o qual serve para personalizar o uso das portas LAN / WiFi.

Controlador USB 3.1 e USB Type-C

É claro que uma placa top de linha como a Gigabyte Z170X-Gaming G1 não está completa sem os padrões mais recentes da indústria, por isso a fabricante incluiu o controlador USB 3.1 da Intel. Ele é o mais rápido do mercado e oferece banda total de 32 Gb/s e velocidade de transferência de até 10 Gb/s.

Esta placa-mãe fornece dupla conectividade via USB Standard-A e o inovador USB Type-C fazendo da GIGABYTE a melhor solução USB 3.1. A fabricante ainda envia um adaptador que serve para você instalar uma porta USB 3.1 e uma porta USB Type-C na frente do gabinete. Uma pena que este componente seja grande e traga apenas duas portas, já que ele poderia ser melhor aproveitado para fornecer mais portas de fácil acesso.

Vale a pena?

A GIGABYTE Z170X-Gaming G1 é uma das melhores — se não for a melhor — placas que já passou por nossas mãos. Focada em oferecer o que existe de mais robusto em termos de qualidade, ela traz componentes sólidos e preparados para situações de extremo consumo e desempenho.

Esta placa integra as mais recentes tecnologias para processador, memória RAM, armazenamento, áudio, rede (incluindo o padrão 802.11ac), USB e suporte para múltiplas placas de vídeo. Sendo assim, não há dúvidas de que ela é perfeita para os gamers entusiastas que pretendem abusar da performance.

De acordo com a informação que obtivemos com a GIGABYTE, a Z170X-Gaming G1 deve chegar ao Brasil com valores próximos a R$ 3.500. O processador Intel Core i7-6700K também não está disponível aqui, mas levando em conta o preço americano (que é de US$ 360), dá pra arriscar que ele vai chegar por volta dos R$ 2.000. No total, é conjunto bem caro.

Considerando esses valores, podemos dizer que ela é limitada a um público seleto. Certamente, pensando no desempenho oferecido, o valor (em dólares) está dentro do esperado, mas o preço no Brasil ainda é exorbitante. Para quem busca o melhor em placa-mãe, não há dúvidas de que vale a pena o investimento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.