Review: placa de vídeo EVGA GeForce GTX 960 SuperSC 4GB

9 min de leitura
Imagem de: Review: placa de vídeo EVGA GeForce GTX 960 SuperSC 4GB

A EVGA é uma das fabricantes mais famosas de placas de vídeo do mundo, mantendo a liderança em vários territórios com sua ampla variedade de produtos voltados ao segmento gamer.

Para atender aos diferentes perfis de consumidores, a marca tem o costume de produzir modelos que vão desde o básico prometido pela NVIDIA até o topo que as tecnologias exclusivas da EVGA podem oferecer aos gamers.

No caso da série GTX 960, a fabricante lançou no ano passado as primeiras unidades com 2 GB de memória RAM. Nós inclusive analisamos uma das versões mais robustas e aprovamos o excelente trabalho que a marca fez na construção e concepção do produto.

Entretanto, com a chegada de alguns títulos mais recentes, muitos consumidores começaram a notar que a placa com 2 GB simplesmente não tinha como dar suporte para texturas mais detalhadas ou a utilização de filtros. Pensando nessas questões e já mirando no advento do 4K, a EVGA lançou recentemente alguns modelos preparados para o gamer mais exigente.

Recentemente, nós recebemos a EVGA GeForce GTX 960 SuperSC 4GB, que, além de trazer mais memória RAM, ainda conta com um overclock elevado de fábrica, garantindo melhor desempenho em vários jogos. Esta placa promete ser uma boa opção para aqueles que visam economizar, mas será que a adição de mais memória faz tanta diferença?

Especificações

Design ainda mais robusto

As placas da EVGA sempre ganham destaque entre os tantos modelos disponíveis no mercado. Apostando em um acabamento de boa qualidade e uma identidade visual simples, a marca mantém toda a parte de hardware escondida atrás da carcaça de plástico, protegendo os componentes eletrônicos e mantendo as peças devidamente refrigeradas.

Na frente, dois coolers gigantescos garantem o bom funcionamento da placa e deixam o visual mais arrojado. Eles trazem apenas o ícone da marca, mas se destacam pela construção de alta qualidade, que garante funcionamento em alta rotação sem produzir qualquer tipo de trepidação ou ruído. Ainda na parte frontal, podemos perceber que a fabricante colocou apenas seu logo, o nome da placa e a sigla da tecnologia ACX 2.0.

Um dos grandes diferenciais da EVGA GeForce GTX 960 SuperSC 4GB está na parte traseira, que agora vem com um backplate, o qual protege os componentes eletrônicos, incluindo os chips adicionais de memória RAM que ficam posicionados próximos ao barramento PCI-Express.

A EVGA GeForce GTX 960 SuperSC 4GB é uma placa econômica, por isto você pode notar em nossas imagens que ela conta com apenas um conector de 8 pinos para alimentação. Entre as grandes vantagens do produto, podemos destacar a compatibilidade com diversos tipos de monitores, graças aos conectores DisplayPort, HDMI e DVI.

Sistema de refrigeração EVGA ACX 2.0+

Quando falamos em placas de vídeo mais robustas, logo pensamos na questão do consumo energético e da refrigeração. Na verdade, muitas vezes uma coisa está atrelada a outra, já que os modelos mais poderosos trabalham com frequências elevadas e, consequentemente, acabam produzindo muito calor.

Produtos que trabalham com overclock necessitam de sistemas de ventilação ainda mais avançados, garantindo que o chip gráfico esteja sempre resfriado e possa produzir melhores resultados. Por sinal, este é justamente o caso da EVGA GeForce GTX 960 SuperSC 4GB, que, como o próprio nome indica, vem configurada com um clock bem acima do original.

Pensando em toda a série de componentes da série GTX 900, a EVGA melhorou seu sistema de refrigeração — que já era excelente — e leva até o consumidor um produto que trabalha de forma silenciosa e com temperaturas bem reduzidas.

No dia a dia, mesmo com o gabinete aberto, você dificilmente notará a atividade da placa de vídeo, que não emite qualquer ruído, já que as ventoinhas ficam paradas. É curioso notar que mesmo ao rodar alguns jogos e benchmarks, esta placa ainda mantém o cooler desligado, ativando-o apenas quando o calor é muito excessivo.

Memória de vídeo de sobra!

Atrás do backplate, podemos encontrar os chips adicionais de memória RAM dedicados para tarefas gráficas. Em questões de performance geral, a adição de mais memória não é algo que traga grandes benefícios, já que ela não desempenha papel importante no processamento de texturas ou de polígonos.

Entretanto, levando em conta o consumo excessivo de memória RAM em alguns títulos modernos, uma quantidade maior de memória pode garantir melhores resultados visuais. Rodando com clock acima de 7.000 MHz, os chips da nova EVGA GeForce GTX 960 SuperSC podem mostrar vantagens em jogos mais recentes.

Graças à compatibilidade com o DirectX 12, essa quantidade de memória RAM pode ser ainda mais interessante aos jogadores que vão utilizar duas placas em configuração SLI. Por ora, nós realizamos testes com apenas uma placa, mas não temos dúvidas de que essa decisão de incluir chips adicionais deve resultar em benefícios significativos ao consumidor. Vamos ver como essa mudança causa impacto nos games.

Testes de desempenho

Conhecer as especificações de um produto é algo de extrema utilidade, mas esses números são apenas números quando não temos testes práticos. Desta forma, para conhecer todo o poder da placa de vídeo, nós realizamos uma série de testes com aplicativos de benchmark e jogos recentes para averiguar a capacidade da placa de vídeo.

Nossas verificações são realizadas com uma máquina de testes robusta, a qual oferece o suporte necessário para a placa de vídeo. Confira os detalhes:

  • CPU: Intel Core i7-3930K @ 3.800 MHz;
  • Placa-mãe: EVGA X79 SLI;
  • Memória: 16 GB RAM quad-channel G. Skill Sniper DDR3 2133;
  • SSD: Kingston HyperX 3K 480 GB;
  • HD: 3 TB Seagate ST3000M001;
  • Fonte: Corsair AX1500i.

Quanto às configurações de vídeo, nós mantemos os detalhes em nível elevado (Ultra ou Extreme, o que varia conforme o título), algo cabível para a EVGA GTX 960 SuperSC de 4 GB. O único item que permanece desativado é o V-Sync. Para esta análise, os testes foram divididos em três etapas diferentes: jogos, benchmarks sintéticos e verificações com texturas de alta definição.

Jogos

Batman: Arkham Origins

Batman: Arkham Origins ainda pode ser considerado um bom benchmark, já que trabalha com o DirectX 11 e usa diversos efeitos especiais para garantir um visual aprimorado. O game ainda roda o PhysX da NVIDIA para trazer recursos de física mais realistas.

BioShock Infinite

O benchmark do terceiro BioShock utiliza a Unreal Engine 3 (presente em vários jogos) e é programado para rodar testes em diferentes cenários, de modo a entregar um resultado preciso da capacidade da placa de vídeo. O mundo do jogo é grande e repleto de efeitos visuais, algo que pode ser conferido em games similares.

GRID 2

Apesar de já estar um pouco desatualizado, o jogo GRID 2 é um bom título para averiguar a capacidade da placa de vídeo, já que ele conta com tecnologias modernas e apresenta efeitos visuais impressionantes, incluindo batidas, efeitos de fumaça, luz e sombras.

Tomb Raider

O Tomb Raider é um game que pode dar muito trabalho para o chip gráfico, considerando que ele executa vários efeitos em um mundo aberto. As texturas em alta definição e o recurso TressFX também ajudam a colocar a placa de vídeo em um teste de fogo.

Sintéticos

3DMark

O 3D Mark é um dos mais famosos programas de benchmark. Ele se destaca principalmente por trazer uma grande variedade de cenários para testes dos diferentes recursos de hardware e software da placa de vídeo. Este benchmark é dividido em quatro etapas, cada qual com um nível de complexidade mais avançado, abaixo mostramos os dois principais resultados.

Valley Benchmark

O Valley Benchmark mostra uma região cheia de montanhas com uma enorme quantidade de árvores em um terreno de 64 milhões de metros quadrados — verificando principalmente a capacidade da memória gráfica da placa de vídeo. Este software ainda trabalha com muitos efeitos de luz, colocando o poder da placa de vídeo à prova. Certamente é um bom teste para a EVGA GTX 960 SuperSC de 4GB.

Heaven Benchmark

Assim como o Valley Benchmark, o Unigine Heaven Benchmark explora todos os recursos das placas de vídeo, testando os limites do hardware em condições que imitam cenários reais. O teste utiliza o que há de mais moderno em sistema de iluminação, física e tessellation para determinar o poder do chip gráfico.

Texturas de alta qualidade e filtros

Conforme você pôde ver acima, a adição de mais memória RAM não levou a nova placa da EVGA a ganhar performance nos testes sintéticos ou mesmo nos jogos. Na maioria dos casos, este modelo empata com o modelo de 2 GB e, em outras situações, ainda apresenta pontuações menores — que estão dentro de uma margem aceitável, então não dá pra dizer que ela é "mais fraca".

Contudo, nós estávamos realmente curiosos para ver os benefícios que esta placa trazia em jogos que contam com gráficos estonteantes. A maioria desses games que trabalham com texturas de alta qualidade e filtros adicionais acabam necessitando de mais memória RAM, o que impossibilita realizar as verificações no modelo mais simples da EVGA GTX 960 SuperSC.

Nós rodamos o Grand Theft Auto V, o Watch Dogs e o Shadow of Mordor para conferir a diferença que a adição de memória RAM faz na hora de produzir visuais ainda mais bonitos. O jogo da Rockstar é um dos melhores pare esse tipo de teste, já que exibe até uma barra de informação sobre a memória gráfica que é utilizada com as configurações selecionadas.

Quando executamos nosso teste, o Grand Theft Auto V abocanhou 3.152 MB de memória RAM na resolução Full HD. Essa quantidade monstruosa de memória foi necessária já que usamos todos os detalhes em nível máximo e ainda usamos o filtro MSAA em 4X. A média de desempenho neste game ficou em 38 fps, com oscilações entre 30 e 50 frames por segundo.

O jogo Shadow of Mordor também funcionou perfeitamente com todos os detalhes no máximo na resolução Full HD. A média de performance foi de 44 frames por segundo, com valores ultrapassando os 50 fps. O desempenho não foi tão impressionante em Watch Dogs, que ficou com média de 27 fps.

Testes na resolução 4K

A EVGA vem anunciando para os quatro cantos do mundo que a GTX 960 é uma placa capaz de rodar games em altíssima resolução, tanto que a placa é compatível com o recurso DSR e promete bons resultados com esta novidade. No entanto, em nossos testes práticos, a placa demonstrou algum aperto para suportar tamanha qualidade.

Em todos os games que rodamos, a performance do chip gráfico não foi suficiente para manter boa qualidade visual com todas as configurações em nível Ultra. O jogo GTA V obteve média de 15 fps, enquanto que Shadow of Mordor rodou a 17 fps e Watch Dogs não passou dos 13 fps.

Apesar de passar aperto nessas condições, a placa conseguiu dar conta do recado quando configuramos os games para detalhes em nível "mínimo". Nessa condição, o jogo da Rockstar obteve média de 27 fps, Shadow of Mordor rodou a 35 fps. Watch Dogs deixou a desejar, obtendo uma média de 22 frames por segundo.

Vale a pena?

A EVGA GTX 960 SuperSC de 4 GB é uma placa voltada para os gamers que buscam alto desempenho, mas não pretendem gastar rios de dinheiro em um produto de ótima qualidade. Levando essas questões em consideração, podemos dizer que vale muito a pena adquirir esta placa de vídeo, já que ela garante bons resultados com um pequeno adicional no preço.

Na maioria dos testes sintéticos e na execução dos games, a nova EVGA GTX 960 SuperSC apresenta desempenho similar ao modelo antigo, o que está dentro das nossas expectativas. Em alguns casos, a pontuação desta versão ficou um pouco abaixo do esperado, mas não é algo preocupante, levando em conta que a diferença dificilmente vai atrapalhar durante a jogatina.

No fim das contas, podemos concluir que EVGA GTX 960 SuperSC de 4 GB é ideal para aproveitar os games na qualidade máxima, abusando de texturas mais detalhadas em Full HD e até podendo rodar alguns títulos na resolução 4K.

Por conta de limitações no chip gráfico, esta placa não dá conta de rodar tudo em 4K com ótimo desempenho, mas um upgrade para uma configuração SLI no futuro é algo a ser pensado com carinho. No geral, gostamos muito do produto e recomendamos a todos os jogadores que buscam um dispositivo bonito, silencioso e de alta performance. Nossos parabéns à EVGA pelo excelente trabalho!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.