Adicione atalhos no lado direito do Menu Iniciar do Windows XP

1 min de leitura
Imagem de: Adicione atalhos no lado direito do Menu Iniciar do Windows XP

O Menu Iniciar do Windows XP é dividido em duas partes. À esquerda encontram-se atalhos para pastas e aplicativos que você usa com frequência; já à direita estão as pastas de programas instalados e atalhos para documentos, Painel de Controle, etc. Ou seja, trata-se de um conteúdo um tanto estático.

É possível modificar algumas dessas pastas, mas também é possível adicionar uma nova entrada no lado direito do Menu Iniciar. Veja neste artigo como adicionar um atalho para qualquer pasta.

Primeiro, acesse o Registro do Windows. Para isso, acesse o Menu Iniciar, clique em “Executar” e digite “regedit”. Tecle Enter ou clique em OK.

Para começar, acesse o Editor de Registro do Windows.

Então acesse a chave “HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{2559a1f6-21d7-11d4-bdaf-00c04f60b9f0}”.

É preciso olhar atentamente para encontrar a chave desejada.

Dê um duplo sobre a entrada “(Padrão)”, à direita, e substitua o valor com o nome que você desejar. Por exemplo, se você quer um atalho para a pasta “Meus Downloads”, digite downloads.

Dê um nome para a pasta a ser criada.

Crie uma nova chave, clicando com o botão direito do mouse e percorrendo o caminho “Novo”-“Chave”. Dê o nome DefaultIcon para esta chave.

Crie uma nova chave com o nome DefaultIcon.

Dê um duplo clique em “(Padrão)” novamente e insira o caminho para a imagem que deve ser o ícone da pasta criada. Para usar o ícone padrão, indique o seguinte valor: “%SystemRoot%\system32\SHELL32.dll, -4”.

Este é o valor para aplicar a imagem padrão ao seu atalho.

Abra a subchave “Instance”-“InitPropertyBag”. Clique com o botão direito sobre ela e percorra o caminho “Novo”-“Valor da Sequência”.

Crie o valor command.

Dê o nome de “command” para esta entrada. Dê o valor com o mesmo nome dado no primeiro passo.

Dê o mesmo nome que você deu no primeiro passo.

Crie duas novas strings, uma com o nome param1 e outra com o nome param2. Para a primeira, dê o valor “Explorer.exe”. Para a segunda, dê o valor com o caminho da pasta que você deseja exibir.

Aponte o caminho da pasta que você deseja acessar.

Então acesse a chave “HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced”. Crie a entrada “StartShowOEMLink” caso ela não exista. Como valor, atribua o número 1.

Finalize tudo com a criação desta entrada.

Reinicie o computador. A nova entrada deverá ser exibida.

A nova pasta no seu menu.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.